Richard Heathcote/Getty Images

Felipe Melo é substituído pelo treinador Dunga após sofrer lesão contra Portugal

30/06/2010 - 12h00

Alvo de críticas, Felipe Melo se destaca por passes eficientes e velocidade

Rubens Lisboa
Em São Paulo

JOGADORES MAIS VELOZES DO MUNDIAL

  • Arte UOL

    Segundo números divulgados pela Fifa

Felipe Melo pode estar longe de ser o jogador favorito dos torcedores brasileiros e não apresenta a técnica de companheiros de time como Kaká e Robinho, mas o jogador muitas vezes apontado como violento na seleção brasileira se destaca entre os melhores desta Copa do Mundo pela velocidade e a eficiência nos passes em três partidas disputadas na competição com a camisa.

O volante que não atuou na partida contra o Chile pelas oitavas de final e segundo declaração do médico da seleção José Luiz Runco tem apenas 40% de chances de jogar na partida contra a Holanda pelas quartas de final do Mundial na África do Sul é o sétimo mais rápido da competição, além de ter o melhor aproveitamento de passes.

Escalado como titular nas partidas contra Coreia do Norte, Costa do Marfim e Portugal, Felipe Melo se destacou entre os mais jogadores mais velozes com 30,75 km/h, sendo superado por um zagueiro e cinco atletas ofensivos, sendo apenas um deles mais velho do que o brasileiro de 27 anos.

Enquanto Felipe Melo briga para convencer os torcedores do seu merecimento pela titularidade, os outros jogadores que Dunga tem como opção para a posição ficam muito aquém do desempenho do volante que atua pela Juventus no futebol italiano. Suspenso por ter recebido o segundo cartão amarelo na partida contra o Chile, Ramires teve apenas 21,40 km/h nos registros da Fifa, enquanto Josué alcançou 21,36 km/h e Kléberson chegou a 21,13 km/h.

Entre jogadores de seleções que estão classificadas para as quartas de final da Copa do Mundo, Felipe Melo é superado apenas pelo atacante alemão Lukas Podolski, de 25 anos, que tem 31,50 km/h, e pelo também atacante argentino Gonzalo Higuaín, um dos artilheiros da Copa do Mundo com quatro gols, que atingiu 30,93km/h.

JOGADORES MAIS EFICIENTES NOS PASSES

  • Arte UOL

    Segundo números do Datafolha

Se a velocidade ajuda na marcação, os passes de Felipe Melo colaboram com a posse de bola da seleção brasileira, uma das principais qualidades da equipe comandada por Dunga. De acordo com os números do Datafolha, o volante lidera o aproveitamento de passes ao lado do lateral espanhol Sergio Ramos, com 96,7% de acerto.

A seleção brasileira é superada apenas pela Espanha na eficiência de passes, com 91,2% dos espanhóis contra 90,9% do desempenho total dos jogadores brasileiros na Copa do Mundo. A terceira posição tem empatados o australiano Jason Culina e o espanhol Sergio Busquets, com 95,2%.

Na eficiência de passes, o segundo melhor brasileiro é o lateral-esquerdo Michel Bastos, que tem 94,4% de aproveitamento, ocupando a sexta colocação na lista geral do quesito. Na velocidade, Kaká é o segundo melhor brasileiro e 17º no geral, mas segue sendo o líder entre as principais estrelas da Copa do Mundo. O brasileiro tem 29,84km/h, contra 28,72km/h do argentino Lionel Messi, 28,38 km/h do alemão Mesut Özil, que se enfrentam no próximo sábado, e 28,11 km/h do português Cristiano Ronaldo, já eliminado da competição com a derrota para a Espanha.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host