28/06/2010 - 20h08

'Informante holandês', Gomes diz que Brasil precisa anular Van Bommel

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Johanesburgo (África do Sul)

GOMES PELO PSV

  • Getty Images

    4 temporadas (2004 a 2008)
    Campeonato Holandês - 4
    Copa da Holanda - 1

    * Na sua primeira temporada na Holanda, ficou 971 minutos sem levar gol

    * Na mesma temporada, Gomes ficou mais 817 minutos sem ser vazado

    * Na terceira temporada, outra sequência notável: fechou o gol por 956 minutos

Um jogo difícil. Esta foi mais ou menos a descrição de consenso dos jogadores da seleção brasileira para se referir ao duelo com a Holanda nas quartas de final da Copa, ainda sem muita profundidade de informação. O único integrante da equipe que mostrou estar munido de dados a respeito do rival de sexta-feira é o goleiro Gomes.

O reserva de Julio Cesar no Mundial atuou por quatro temporadas no futebol holandês, com a camisa do PSV Eindhoven, e tem fresco na memória boas dicas para Dunga e deve atuar nos próximos dias como uma espécie de informante holandês.

Apesar da badalação sobre nomes como Robben, Van Persie e Sneijder, Gomes diz que a atenção brasileira deve residir sobre o meio-campo Van Bommel, jogador do Bayern de Munique.

"O Vam Bommel é o principal nome da seleção. Ele controla o meio-campo. Precisamos jogar muito perto dele, a bola sai dali", declarou Gomes logo após a vitória sobre o Chile por 3 a 0 nas oitavas de final. "Mas o Robben e o Sneijder também são muito perigosos", emendou.

Coletivamente, Gomes diz que a Holanda do técnico Bert van Marwijk tem virtudes parecidas com as do Brasil, mas que seu estilo de jogo pode favorecer o potencial do time de Dunga.

"Vai ser um jogo bonito. A Holanda valoriza muito o passe, a posse de bola, e joga na velocidade. Mas eles podem deixar espaços para a gente. Temos que saber aproveitar", declarou.

Do resto do grupo, poucos jogadores mostraram contar com informações a respeito da Holanda. Gilberto Silva disse já ter visto jogos dos adversários nesta Copa, e Kaká declarou que será preciso estudar o rival das quartas de final a partir desta terça-feira.

Brasil e Holanda se enfrentam na próxima sexta-feira, às 11h (horário de Brasília), na cidade de Port Elizabeth. O ganhador deste duelo enfrentará na semifinal da Copa o vencedor do confronto entre Uruguai e Gana.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host