Gomes

Heurelho da Silva Gomes
Data de Nascimento15/02/1981
NacionalidadeBrasileira
Local de nascimentoJoão Pinheiro (MG)
Altura1,91m
Peso82kg
Participações em CopaNenhuma
Título em CopaNenhum
ClubeTottenham
Número
12

História

Clubes por onde passou
  • Cruzeiro (MG): 2002-2004
  • PSV (HOL): 2004-2008
  • Tottenham Hotspur (ING): 2008-

Gomes começou a carreira jogando como centroavante em um time amador de Três Marias, em Minas Gerais, quando tinha 14 anos. Mas, em um torneio de futebol de areia, ele foi inscrito como goleiro, porque era a única posição vaga.

Ele se destacou jogando no gol, e acabou sendo convidado a treinar na escolinha do Cruzeiro. Criou-se nas bases do time mineiro, mas nesse período chegou a passar por CRB de Alagoas e Guarani.

Mas a sua estreia profissional foi mesmo pelo Cruzeiro. Após ganhar destaque na Copa São Paulo de 2002, ganhou a confiança do técnico Vanderlei Luxemburgo, que o chamou para o time titular.

No ano seguinte, Gomes conquistou a "tríplice coroa" com o Cruzeiro, conquistando o Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e o campeonato estadual. Acabou sendo lembrado para a seleção brasileira e disputou a Copa Ouro de 2003.

Gomes não ficou no Brasil na temporada seguinte. O PSV da Holanda contratou o goleiro, que logo assumiu o posto de titular e conquistou quatro títulos nacionais. Após 128 jogos disputados com o clube holandês, o Tottenham, da Inglaterra, pagou R$ 20 milhões de reais pelo jogador.

No time inglês, teve que lidar com críticas quanto à sua regularidade, já que alternava grandes defesas com falhas grotescas. Mas nunca deixou de ser o titular do time, nem de ser lembrado pelo técnico Dunga, que esteve em campo no primeiro jogo do treinador à frente da seleção brasileira, contra a Noruega, em 2006.

Em 2010, o goleiro foi reserva de Júlio César na seleção brasileira durante a Copa do Mundo da África do Sul, mas não atuou em nenhum jogo. O time foi eliminado nas quartas de final contra a Holanda, com uma derrota de 2 a 1.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host