27/06/2010 - 14h43

Japão recorda 2002 para evitar erros e obter vaga inédita na África

Do UOL Esporte*
Em São Paulo
  • Meio-campista Inamoto disse que o Japão aprendeu a jogar Copas e por isso pode vencer

    Meio-campista Inamoto disse que o Japão aprendeu a jogar Copas e por isso pode vencer

O Japão está a uma vitória de cravar sua melhor campanha na história das Copa do Mundo. Dois dias antes do duelo contra o Paraguai de terça-feira, os atletas mais experientes do elenco nipônico fizeram questão de recordar o Mundial de 2002 (quando foram eliminados nas oitavas de final) para evitar uma nova queda na primeira fase do mata-mata da competição.

Segundo o goleiro Kawaguchi, um dos maiores erros do Japão oito anos atrás foi acreditar que já havia feito o suficiente. Por isso, o atleta de 34 anos pediu para o elenco esquecer o fato de ter surpreendido na primeira fase da Copa na África, senão a seleção poderá pagar com outra eliminação nas oitavas.

“Com certeza seremos superados se começarmos a pensar: ‘nunca acreditamos que poderíamos chegar aqui’. Foi isso o que aconteceu daquela vez. É claro que podemos ficar orgulhosos do que fizemos até o momento, mas precisamos ficar calmos porque não podemos parar”, comentou o jogador, lembrando da queda diante da Turquia nas oitavas de final.

Depois de perder todos os amistosos antes da Copa, o Japão surpreendeu ao passar por Camarões e Dinamarca na disputa por uma vaga na fase final. O time já igualou a marca obtida em 2002, mas poderá obter sua melhor classificação no torneio se superar o Paraguai na terça-feira.

ESCALE A SELEÇÃO DO JAPÃO

  • Arte UOL

“Somos uma equipe mais experiente do que aquela. Agora já sabemos como as coisas funcionam em uma Copa do Mundo. Estamos no nosso auge fisicamente e muito confiantes”, completou o meio campista Inamoto, de 30 anos.

“Temos que continuar lutando para fazer história e superar o Paraguai. Precisamos esquecer o que passou e pensar sempre na próxima partida”, concluiu Kawaguchi, lembrando que o técnico Takeshi Okada impôs como meta ao Japão se classificar para a semifinal.

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host