Bruno Freitas/UOL

"Há somente um Ronaldo! Todos os outros são Cristianos", diz a faixa provocativa

25/06/2010 - 08h17

Brasileiros em Durban provocam Cristiano Ronaldo com vodu e faixa

Alexandre Sinato, Bruno Freitas e Mauricio Stycer
Em Durban (África do Sul)

Horas antes do duelo da Copa do Mundo pelo grupo G em Durban, os portugueses dominam as ruas ao redor do estádio Moses Mabhida. No entanto, são os brasileiros que conseguem barulho maior com uma série de provocações direcionadas à estrela dos rivais, o atacante Cristiano Ronaldo.

Perto da entrada principal do estádio do jogo desta sexta-feira, um grupo de torcedores vindos de São Paulo exibia uma faixa com a inscrição em inglês: "Ronaldo só tem um. O resto é tudo Cristianos".

"Demos até entrevista para uma TV portuguesa. Eles diziam que o Cristiano era melhor, que Portugal iria para o ataque e nós fomos rebatendo tudo", disse um dos torcedores, que assinam a faixa com os apelidos da turma: Gui, China, Renan e Oni.

Em outro ponto do lado de fora do Moses Mabhida, um torcedor flamenguista causava furor com um bonequinho de vodu com o rosto de Cristiano Ronaldo.

"Olha ele aqui, está todo espetado", disse André Felix, de 32 anos, que deu um tempo no trabalho com marketing em São Paulo para acompanhar a Copa. O torcedor também apresentou uma versão do vodu de Messi para um possível encontro entre Brasil e Argentina no Mundial.

Do lado português, um imigrante revelou que a presença de Cristiano Ronaldo no país tem um significado especial. "A maioria dos imigrantes portugueses que vivem aqui é madeirense, como o Cristiano. Isso significa bastante para eles", diz Cesar de Almeida, que trocou Cascais, na região de Lisboa, por Durban em 1969.

Por fim, entre os sul-africanos, muitas famílias chegam ao estádio divididas entre as cores de Brasil e Portugal. Em uma delas, a menina naturalmente é uma fã de Cristiano Ronaldo. "E eu torço pelo Brasil", diz o pai.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host