Paulo Whitaker/Reuters

Dunga comanda coletivo e fica sem suspenso Kaká e lesionado Elano contra lusos

23/06/2010 - 12h46

Daniel Alves e J.Baptista treinam entre titulares e devem enfrentar Portugal

Bruno Freitas
Em Johanesburgo (África do Sul)*

NO TOPO DA LAVANDERIA

  • Bruno Freitas/UOL

    Mais de 40 jornalistas do Brasil acompanham treino

  • Bruno Freitas/UOL

    Câmeras de cinegrafistas e fotógrafos ajudaram

Faltando dois dias para o confronto contra Portugal, que irá definir o primeiro colocado do grupo G, Dunga fechou o treino desta quarta-feira da seleção brasileira. A atividade na St. Stithians College, em Johanesburgo, serve para definir o time que enfrentará os europeus na próxima sexta, em Durban. Durante a atividade, o técnico escalou Júlio Baptista e Daniel Alves entre os titulares. A dupla deve ficar com as vagas de Kaká e Elano, respectivamente.

Ainda se recuperando de uma pancada na perna direita sofrida na vitória sobre Costa do Marfim, Elano sentiu a contusão e fez trabalho separado dos demais jogadores. Já Kaká perderá o duelo com os portugueses por ter sido expulso contra os africanos.

Os 15 primeiros minutos do treino desta quarta foram abertos, mas em seguida a CBF pediu aos jornalistas para deixarem o local, que teve os portões fechados em seguida. Mesmo assim, alguns jornalistas brasileiros conseguiram acompanhar as atividades do alto de um prédio onde funciona uma empresa de limpeza e que fica a cerca de dois quilômetros da St. Stithians College. Só foi possível ver o treino por meio das câmeras dos cinegrafistas e fotógrafos.

Sem a imprensa, Dunga então começou a esboçar o time titular, com Júlio Baptista no lugar de Kaká e Daniel Alves na vaga do machucado Elano – o lateral do Barcelona entrou no lugar do camisa 7 na partida com os marfinenses.

Dunga ainda fez testes com a defesa brasileira. O técnico parou o coletivo várias vezes para posicionar os atletas do sistema defensivo em lances de bola parada, jogada muito utilizada pela seleção de Portugal.

MAIS SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Flavio Florido

    MINADO O Moses Mabhida tem só seis meses de atividade, é um dos principais estádios da Copa e já sofre com buracos. Pior para o time de Dunga, que pela segunda vez não poderá fazer um treino de reconhecimento no local do jogo com os lusos

Ainda nesta quarta, a delegação da seleção brasileira embarca para Durban, local da partida com Portugal. Nesta quinta, os pentacampeões mundiais farão um trabalho no estádio Princess Magogo, uma vez que a Fifa proibiu as duas seleções de fazerem o tradicional reconhecimento do gramado do Moses Mabhida. O campo da partida será poupado por causa dos buracos.

Provável baixa

Substituído na vitória do último domingo após levar entrada dura de Tioté, Elano iniciou o treinamento desta sexta com o restante do grupo. Ele participou da roda de “bobinho” e cerca de 15 minutos depois deixou a atividade por causa das dores na perna. O jogador do Galatasaray tirou as chuteiras e calçou o tênis para correr em volta do campo.

Esta foi a segunda vez na semana que Elano foi poupado. Na terça, quando o grupo treinou finalizações e fez exercícios físicos, o meia permaneceu sob os cuidados do departamento médico. Apesar de ter mostrado otimismo depois do jogo com os africanos ao falar que poderia jogar na sexta, o camisa 7 não deve ter condições de jogo e deve ser poupado.

* Atualizada às 13h07

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host