23/06/2010 - 09h44

Iniesta diz estar recuperado e deve reforçar a Espanha na 'decisão' contra o Chile

Das agências internacionais
Em Potchefstroom (África do Sul)

SEM ESCOLHER RIVAL

  • Juan Carlos Cárdenas/EFE

    Próximo da conclusão da fase de grupos, a Espanha pode enfrentar o Brasil nas oitavas caso a Fúria termine na segunda colocação do grupo H e o time de Dunga conquiste a liderança da chave G. Mas a possibilidade de um duelo entre dois grandes favoritos ao título da Copa da África do Sul não assusta o volante Xabi Alonso.

    "A esta altura, o importante é estar nas oitavas. Tanto faz enfrentar Brasil, Portugal ou quem quer que seja", comentou o jogador espanhol em entrevista ao jornal Marca.

    Para o atleta do Real Madrid, a Espanha precisa focar o confronto com o Chile e evitar fazer contas para definir a sua posição final no grupo. "Não temos que pensar em nada. Temos uma bela oportunidade de fazer história. Não podemos pensar em outra coisa que não seja a vitória. O Chile tem estilo próprio. Apesar de o empate valer para eles, não acredito que mudarão demais a forma de jogar."

A contusão muscular na perna direita de Andrés Iniesta segue como um dos principais assuntos na delegação da Espanha. Poupado na vitória por Honduras (2x0), o meia do Barcelona deve estar à disposição do treinador Vicente Del Bosque para o confronto decisivo com o Chile, na próxima sexta-feira, em Pretória.

“Ontem [terça-feira] treinei bem e me sinto bem. Consegui fazer tudo [os exercícios] com normalidade. Espero que hoje [quarta] as sessões sejam boas e que esteja 100% para poder ajudar”, disse Iniesta durante coletiva realizada em Potchefstroom, onde a delegação da Fúria está concentrada.

Iniesta chegou à África do Sul com dores na perna depois de sofrer um edema durante o amistoso contra a Polônia. O problema se agravou depois de o jogador sofrer um pancada na derrota para a Suíça, na estreia no Mundial-2010. Com isso, o camisa 6 ficou fora no duelo com os hondurenhos para evitar que a lesão se agravasse.

O confronto com o Chile será decisivo para a Espanha, que ainda não está garantida nas oitavas de final. Os atuais campeões da Europa podem conseguir a primeira colocação do grupo H se vencerem os sul-americanos, evitando também um possível encontro com o Brasil na segunda fase.

“Independentemente do que o Chile já fez [lidera a chave com duas vitórias], o importante é fazer a nossa parte”, comentou Iniesta. “O que sabemos fazer de melhor é controlar a bola, chegar rápido na frente e ser efetivo. Cada um vai utilizar as suas armas. Não é segredo para ninguém que tentaremos trabalhar a bola da melhor forma possível e partir para cima do Chile.”

A liderança do grupo H está com o Chile, que soma seis pontos. A Espanha aparece na segunda posição com três pontos, assim como a terceira colocada Suíça – a Fúria está à frente por causa do saldo de gols (1 contra zero). Apesar de remotas, Honduras também possui chances de classificação. A equipe centro-americana amarga a lanterna sem ainda pontuar e pega os suíços na última rodada.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host