Enrique Marcarian/Reuters

Messi e Maradona são protagonistas da boa fase da seleção argentina na Copa

23/06/2010 - 07h02

Carinho de Maradona e Messi do Barça fazem Argentina 'sobrar' no grupo B

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Argentina chegou à África do Sul como grande candidata à primeira colocação do grupo B – e ao próprio título. Mas além da liderança, a equipe sul-americana passeou contra seus adversários na primeira fase, terminando com 100% de aproveitamento.

  • Maradona não tem pudores em distribuir carinho a jogadores da seleção argentina na Copa do mundo

O momento complicado que o time passou no último ano ficou para trás. Depois de ter conseguido a classificação para a Copa apenas na última rodada das eliminatórias, o time cresceu de produção durante a preparação em 2010 e mostrou-se tão forte quanto ainda não tinha o feito sob o comando do técnico Diego Maradona.

O próprio treinador também ‘esqueceu’ o passado. As respostas ríspidas e o sarcasmo ainda estão lá, mas nesse Mundial ele mostrou uma faceta pouco conhecida: a do chefe [extremamente] carinhoso com seus comandados. Antes de entrar em campo, beija seus jogadores, conversa ao pé do ouvido com os que erram, está sempre abraçando todos. “Mas gosto de mulher, viu?”, avisou a um repórter mais engraçadinho.

“Está demonstrado que todos estavam equivocados. Estamos cumprindo nosso dever, defendendo a camisa da Argentina. Os que estão aqui foram os mesmos que estavam nas eliminatórias e podem jogar contra qualquer um”, declarou o treinador após a vitória sobre os gregos. “Nas oitavas vou colocar o melhor que tenho em campo.”

Sob o comando de Maradona, a Argentina venceu sem maiores dificuldades seus três primeiros adversários (1 a 0 na Nigéria, 4 a 1 sobre a Coreia do Sul e 2 a 0 contra a Grécia) e ainda deu um baile nos rivais em praticamente todas as estatísticas, como pode ser visto na tabela abaixo, com as médias das quatro equipes em três jogos.

Passe certos (%)   Cruzamentos certos   Total de Passes  
Argentina 90,0 Argentina 33,5 Argentina 472
Grecia 82,4 Nigéria 25,9 Coreia do Sul 264
Coreia do Sul 79,2 Coreia do Sul 24,1 Grécia 245
Nigéria 78,8 Grécia 16,7 Nigéria 240
Finalizações certas (%)   Dribles   Pontaria (%)  
Argentina 19,3 Argentina 12,3 Argentina 46,6
Coreia do Sul 15,3 Coreia do Sul 8,7 Grécia 38,7
Grécia 13,7 Nigéria 8,0 Coreia do Sul 32,7
Nigéria 10,7 Grécia 6,3 Nigéria 21,5

Fator Messi

Quem também mudou de postura na seleção foi o atacante Lionel Messi. Depois de ser muito criticado e, principalmente, perseguido em seu país por não repetir com a camisa argentina as grandes atuações do Barcelona, o melhor do mundo foi o destaque da seleção na primeira fase, mesmo não tendo marcado um único gol em três jogos.

  • Lionel Messi é a estrela argentina na Copa, mas vem sofrendo com forte marcação e goleiros rivais

“Mudou muita coisa. Nas eliminatórias não era eu, dentro do grupo, por exemplo. Agora sim sou eu, com meus companheiros e com o Maradona”, desabafou Messi. “As coisas não saiam bem porque era eu pisar na Argentina e já recebia aquela enxurrada de críticas. Era muito difícil jogar dessa maneira e estava cada vez pior.”

Se está zerado na artilharia do Mundial sul-africano, o camisa 10 comanda o time em campo com passes, dribles, jogadas que redundaram em gols argentinos e até mesmo chutes a gol. Messi é o maior finalizador da Copa, com média de 5,7 chutes a gols por jogo, o maior driblador [cinco fintas por jogo], e o quarto que mais recebe bolas.

Os próprios jogadores argentinos já fazem campanha para o primeiro gol dele no torneio. Mas ele também vem esbarrando em fortes marcações e goleiros inspirados, como foi o caso do último jogo da primeira fase, contra a Grécia, quando teve atenção dobrada dos rivais e ainda viu o arqueiro Tzorvas fazer grandes defesas.

OS NÚMEROS DE MESSI NA COPA DO MUNDO

Contra Nigéria Contra Coreia do Sul Contra Grécia
Passes - 59 Passes - 50 Passes - 69
Passes certos – 91% Passes certos – 90% Passes certos – 88%
Dribles - 1 Dribles - 4 Dribles - 10
Finalizações - 8 Finalizações - 4 Finalizações - 5
Finalizações certas - 50% Finalizações certas – 50% Finalizações certas – 60%

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host