Cristophe Simon/AFP

Veterano Palermo entrou no segundo tempo e fechou o placar para a Argentina

22/06/2010 - 17h20

Mistão argentino sofre com retranca grega, mas vence e reencontra México

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O bom futebol argentino apresentado nos dois primeiros jogos não foi repetido na terceira rodada do grupo B da Copa do Mundo. Mas mesmo sofrendo com a forte retranca montada pela Grécia, o time do técnico Diego Maradona venceu por 2 a 0 e foi às oitavas de final em primeiro da chave, com 100% de aproveitamento.

  • Stuart Franklin/Getty Images

    Tzorvas fez grandes defesas para a Grécia durante toda a partida

  • Fabrice Coffrini/AFP

    Estrela Lionel Messi sofreu com a forte marcação do time grego

  • AFP/FABRICE COFFRINI

    Demichelis foi o primeiro a furar a retranca grega no final do jogo

  • Desentrosamento: Poupando sete titulares das primeiras rodada, a Argentina sofreu com a falta de ritmo de seus jogadores no início da partida
    Marcação: Destaque nas duas primeiras partidas, Messi sofreu com a forte - mas leal - marcação da Grécia, quase sempre dobrada.
    Sozinho: Samaras foi o único homem de frente da Grécia e, completamente isolado na maior parte do tempo, levava pouco perigo

Agora, na primeira rodada do mata-mata, a seleção argentina reencontra o México, que terminou como segundo colocado do grupo A. Os dois times já se enfrentaram nas oitavas do Mundial da Alemanha.

No outro jogo da chave, a Coreia do Sul sofreu, mas ficou no empate de 2 a 2 com a Nigéria e garantiu a segunda vaga para enfrentar o Uruguai nas oitavas.

Com apenas quatro jogadores considerados titulares, a Argentina sofria com a falta de entrosamento no início da partida. Tinha um amplo domínio na posse de bola, mas errava passes curtos, o que atrasava a saída de bola. Não tinha a mesma cadência apresentada nos primeiros jogos.

Ciente de suas limitações em relação ao rival, a Grécia ficava bem postada em seu campo de defesa. Mesmo assim, foram poucas as chances criadas pela equipe em lances de contra-ataques. Isolado na frente, Samaras sofria para receber a bola no ataque.

Apenas após 20min os argentinos passaram a se encontrar mais em campo e pressionar os gregos com mais efetividade. As tabelas entre Messi e Aguero começaram a sair, assim como os lançamentos e os chutes de longa distância do veterano Verón.

Por alguns momentos no primeiro tempo, os gregos até conseguiram levar algum perigo ao gol rival, mas sempre com bolas alçadas na área. Já os argentinos eram mais incisivos, tanto que fecharam a etapa inicial com 65% de posse de bola e quatro chutes na direção do gol, dando trabalho muito trabalho ao goleiro Tzorvas.

Precisando da vitória para ir às oitavas de final, principalmente depois de a Coreia do Sul ter passado à frente no placar contra a Nigéria no início do segundo tempo do outro jogo da chave, a Grécia até tentou reagir nos primeiros minutos da etapa completar.

Os chutões para o isolado Samaras passaram a ser ainda mais frequentes, principalmente após as saídas de Katsouranis e Torossidis por conta de lesão. Mas ficava cada vez mais nítida a falta de recursos do atacante grego.

A pressão argentina uma hora tinha de fazer efeito, o que aconteceu apenas com 32min da etapa complementar. Após cobrança de escanteio, Demichelis cabeceou bem, mas encontrou seu companheiro Diego Milito no caminho. Na sobra, fuzilou o gol grego para não dar chance ao azar e finalmente marcar primeiro tento argentino na partida.

Nos últimos minutos, ainda deu tempo da Argentina marcar o segundo. Depois de grande jogada de Messi e outra boa defesa de Tzorvas, a bola sobrou limpa para o veterano – e amuleto de Maradona – Palermo dar números finais ao placar.

1ºT – 18min - UH! Aguero faz bela jogada individual, faz fila e finaliza para boa defesa de Tzorvas
1ºT – 45min - UH! Maxi Rodriguez recebe sozinho na área e chuta, obrigando Tzorvas a fazer bela defesa. Na sobra, Messi avança pela direita e obriga o goleiro grego a fazer outra grande intervenção
2ºT – 2min - UH! Samaras recebe sozinho, tenta duas vezes e, na segunda, chuta rente à trave no canto oposto de Romero
2ºT – 32min -GOL DA ARGENTINA! Escanteio cobrado da esquerda, a bola fica rebatida na área e sobra para Demichelis marcar
2ºT – 42min - GOL DA ARGENTINA! Messi faz belíssima jogada individual e solta a bomba. Tzorvas defende e a bola sobra para Palermo, que marca
Juca Kfouri:
O time titular da Grécia é muito ruim. O time misto argentino, com 7 reservas, é bem melhor.
Vitor Birner:
A Argentina, mesmo com as 7 alterações, continuou muito técnica do meio para a frente.
Aguero: Com Messi muito marcado, o genro do técnico Maradona apareceu como principal articulador das jogadas de velocidade Milito: Esperança de gols, foi titular pela primeira vez no lugar do artilheiro Higuaín e pouco fez em cima da retranca grega
Tzorvas: Depois de atuações inconstantes, fez grandes defesas durante toda a partida e garantiu no placar Katsouranis: Principal jogador da seleção grega, não fez nada na criação, se escondeu em campo e foi substituído

Ficha da Partida

Grécia

Técnico: Otto Rehhagel
12. Tzorvas
8. Papadopoulos
15. Torossidis
3. Patsatzoglou
5. Vangelis Moras
11. Vyntra
16. Kyrgiakos
21. Kostas Katsouranis
18. Ninis
6. Alexis Tziolis
10. Karagounis
4. Nikos Spiropoulos
7. Samaras
19. Papastathopoulos

Argentina

Técnico: Diego Maradona
22. Sergio Romero
4. Burdisso
15. Otamendi
2. Demichelis
3. Clemente Rodriguez
5. Bolatti
8. Verón
20. Maxi Rodriguez
7. Ángel Di Maria
10. Messi
16. Aguero
23. Javier Pastore
19. Diego Milito
18. Palermo
Primeira fase - Grupo B  
Data: 22/06/2010 - 15h30 Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Local: Peter Mokaba Assistentes: Rafael Ilyasov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (QUI)

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host