22/06/2010 - 07h00

No grupo com menos gols, Espanha, Chile e Suíça podem decidir vaga no saldo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

RANKING DE FINALIZAÇÕES DO DATAFOLHA
POSIÇÕES DOS TIMES DO GRUPO H

1) Espanha 21,5
2) Chile 19,5
28) Honduras 8,0
29) Suíça 7,5

Bola na rede tem sido algo pouco frequente no grupo H, quase raro. Ao final da segunda rodada , Espanha, Chile, Suíça e Honduras compõem a chave de menos gols na Copa. Em quatro partidas, os goleadores entraram em ação apenas cinco vezes e, curiosamente, as duas vagas nas oitavas de final podem ser decididas no saldo de gols.

O Chile ganhou os seus dois jogos por 1 a 0 e chega à última rodada, agendada para sexta-feira, às 15h30, em vantagem, precisando de um empate. Entretanto, enfrentará a favorita Fúria, que surpreendentemente perdeu para a Suíça na estreia e soma três pontos. Os helvéticos pegam Honduras, considerada a equipe mais fraca do grupo. Portanto, Espanha, Chile e Suíça podem terminar com seis pontos e, neste cenário, os classificados sairão no saldo de gols.

 

RANKING DE PONTARIA DO DATAFOLHA
POSIÇÕES DOS TIMES DO GRUPO H

19) Chile 28,2%
24) Espanha 23,3%
26) Suíça 20%
32) Honduras 6,3%

A ausência de gols pode ser explicado por dois motivos: a falta de pontaria de espanhóis e chilenos e a postura retranqueira de suíços e hondurenhos.

Segundo o Datafolha, Espanha e Chile são os times que mais finalizaram no Mundial, porém com pouca eficiência. A Fúria apresenta uma média de 21,5 arremates, contra 19,5 de ‘La Roja’ dos Andes. Argentina e Brasil completam o ‘G-4’ do ranking, com 19,5 e 19 finalizações em duas partidas, respectivamente. A diferença é que as equipes de Maradona e Dunga anotaram cinco gols cada.

“Criamos muito durante o jogo, mas colhemos poucos frutos”,lamentou o técnico espanhol Vicente Del Bosque, logo após o triunfo por 2 a 0 sobre Honduras, com dois gols de David Villa. O futuro atacante do Barcelona ainda perdeu um pênalti.

 

“Às vezes temos muitas ocasiões e não conseguimos marcar. Em outras chegamos menos e fazemos mais gols. O importante era ganhar, e o próximo objetivo agora é vencer o Chile”, acrescentou o comandante.

Mark Gonzalez, autor do gol chileno sobre a Suíça, tentou minimizar o baixo aproveitamente dos seus compaheiros na conclusão das jogadas. ”Agora, o que nós temos de fazer é aproveitar esse resultado. O importante é que o time está vencendo e criando muitas chances de gol. Perdemos alguns hoje [segunda-feira], mas o essencial é que estamos jogando bem.”

Hondurenhos falaram em falta de convicção diante dos espanhóis. “Não há muito o que explicar, exceto que eles tinham um time superior ao nosso. Faltou convicção para atacar. A conclusão é clara: [o resultado] saiu barato”, opinou o técnico Reinaldo Rueda, admitindo que seu selecionado poderia ter sido goleado.

Já a Suíça atingiu um recorde. Somando os quatro jogos do Mundial de 2006 com o finzinho de uma partida em 1994 e quase duas inteiras em 2010, foram 559 minutos (mais de 9 horas) sem levar um gol sequer, superando a marca de 550 minutos da Itália, obtida em 1986 e 1990.

Em compensação, a seleção dos Alpes abriu mão de atacar. Em duas rodadas, finalizou menos de oito vezes por partida e é a quarta pior no fundamento, segundo o Datafolha.

O equilíbrio do grupo H pode ir além, caso a Espanha vença o Chile por 1 a 0 e a Suíça supere Honduras também por 1 a 0. Neste caso, a Fúria ficaria com o primeiro lugar no saldo, e o país sul-americano eliminaria o helvético no confonto direto. Honduras ainda tem chances remotas, desde que ganhe por uma boa diferença do gols da Suíça e o Chile triunfe sobre a Espanha.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host