21/06/2010 - 14h22

Técnico da Coreia do Norte assume culpa por goleada e aposta no Brasil ante os lusos

Das agências internacionais
Na Cidade do Cabo (África do Sul)
  • Kim Jong-Hun, técnico da Coreia do Norte: os portugueses nos derrubaram taticamente

    Kim Jong-Hun, técnico da Coreia do Norte: "os portugueses nos derrubaram taticamente"

Vítima da maior goleada da Copa do Mundo da África do Sul até o momento, a Coreia do Norte já achou um culpado pelo revés por 7 a 0 contra Portugal: o treinador Kim Jong-hun. O próprio comandante da equipe asiática assumiu a responsabilidade pela derrota que culminou na eliminação do país no Mundial. O técnico também declarou que o Brasil tem mais chances de conseguir a liderança do grupo G no duelo com Portugal.

“Acredito que os nossos jogadores fizeram o máximo em campo, mas eles conseguiram nos derrubar taticamente e não conseguimos detê-los. Como treinador, assumo a culpa pela derrota”, disse o técnico.

“Nossa vontade de empatar depois que sofremos o primeiro gol [aos 29min do primeiro tempo] foi tão grande que acabamos ficando expostos demais. A equipe se desconcentrou e entrou em pânico depois que tomou três gols rápidos e aí não pudemos conter os portugueses, que têm um ataque muito forte”, acrescentou.

DERROTA AO VIVO

Pela primeira vez na história, o povo norte-coreano pôde acompanhar ao vivo a sua seleção em uma partida de Copa do Mundo por meio da televisão estatal. O acontecimento, no entanto, não trouxe sorte ao time asiático, que acabou massacrado pelos portugueses. A derrota para o Brasil por 2 a 1, pela estreia, só foi vista várias horas depois que o jogo terminou.

A última vez que a Coreia do Norte havia retransmitido um jogo ao vivo foi em junho de 2009, quando a equipe nacional enfrentou o Irã pelas eliminatórias à Copa da África do Sul.

Para o treinador, a forte marcação apresentada no tropeço diante da seleção brasileira na estreia (2 a 1) não se repetiu e por isso a equipe acabou goleada. “Havíamos nos preparado para os rápidos toques dos portugueses, mas não funcionou”, discursou.

Apesar de mais um resultado negativo, o treinador disse acreditar que a torcida norte-coreana seguirá apoiando a seleção, que voltou a disputar um Mundial após 44 anos. “Acredito que o nosso país irá assistir ao próximo jogo [contra Costa do Marfim, na sexta-feira] e irão nos apoiar no nosso último jogo no torneio”, comentou. “Não temos mais chances de classificação, mas temos que nos recuperar mentalmente para encarar o jogo [com os marfinenses] da melhor maneira.”

Por fim, Kim Jong-hun apontou o Brasil como favorito no duelo com Portugal, pela última rodada da fase classificatória. “Brasil e Portugal têm qualidades, jogadores velozes e vão fazer um grande jogo. Mas qualidade do Brasil é mais notável”, finalizou.

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host