20/06/2010 - 14h09

Imprensa italiana critica fracasso e jogo feio em nova decepção

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Jornal argentino Olé lembrou do apelido da seleção neozelandesa, All Whites: Para a Itália, All Black

    Jornal argentino Olé lembrou do apelido da seleção neozelandesa, All Whites: "Para a Itália, All Black"

“A Itália continua a desiludir”. É assim que o jornal Gazzetta dello Sport abre o texto sobre o empate por 1 a 1 contra a Nova Zelândia. Enquanto a imprensa internacional reagiu com desconfiança e surpresa ao resultado, os italianos não perdoaram a falta de eficiência da seleção tetracampeã mundial.

Na capa de sua edição digital, a Gazzetta usa letras grandes na frase “Itália fracassa”. No subtítulo, a consequência: “Agora, há risco”. O jornal lembra que, para ir à segunda fase, é “obrigação” vencer a Eslováquia. Mesmo assim, nada garante a primeira colocação do grupo, o que evitaria um eventual cruzamento com a Holanda nas oitavas de final.

O Corriere dello Sport destacou a má qualidade do futebol apresentado: “Itália faz feio e é salva por pênalti”. O jornal também ressalta que a partida contra a Eslováquia “será uma decisão”. Para a publicação, o principal problema dos atuais campeões foi a “dificuldade em encontrar o gol”. Pior que isso, o artigo lembrou que os italianos agora também falham na defesa, conhecida como o ponto forte do time.

Já na imprensa neozelandesa, o clima foi de euforia. Para o jornal The Press, “os All Whites entraram na elite do futebol mundial depois de mostrar um desempenho de classe para segurar a campeã mundial Itália”. Já o New Zealand Herald falou em um “empate assombroso” diante da seleção europeia.

Enquanto isso, na Espanha, o jornal Marca escreveu que “o campeão balançou” e “foi incapaz de ganhar da pior seleção do Mundial segundo o ranking da Fifa”. Na Argentina, o Olé foi mais criativo e, em referência ao apelido da seleção neozelandesa, a manchete foi: “Para a Itália, All Black” (tudo escuro, em inglês).

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host