19/06/2010 - 14h31

Lippi se irrita com ineficácia de atacantes italianos durante treino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Técnico Marcello Lippi mostra a bola durante treino da Itália: atacantes levaram bronca

    Técnico Marcello Lippi mostra a bola durante treino da Itália: atacantes levaram bronca

Insatisfeito com o desempenho do trio de ataque durante o empate por 1 a 1 na estreia contra o Paraguai, o técnico da Itália, Marcello Lippi, já sinalizou que deverá mudar o esquema contra a Nova Zelândia. Mas, nessa hora, só tática pode não adiantar muito. Na base da bronca, o comandante deixou claro neste sábado que espera gols no próximo jogo.

De acordo com o site da ESPN internacional, Lippi parou o treinamento, jogou uma bola contra o chão e gritou com os atacantes: “Se vocês não penetrarem na área, nunca vão marcar. Quando o companheiro estiver com a bola, vocês não podem ficar parados só olhando. Vocês têm que continuar atacando, ou nunca vão encontrar o gol”.

Para conseguir essa movimentação no ataque, Lippi poderá escalar Di Natale no lugar de Iaquinta, para jogar ao lado de Gilardino. No entanto, a formação da dupla ainda segue em mistério, já que o treinador testou as duas possibilidades no último treino antes de ir para Nelspruit, local do jogo contra a Nova Zelândia no domingo.

Iaquinta foi titular no empate contra o Paraguai, formando uma linha de três atacantes com Gilardino e Pepe. Mas, contra a Nova Zelândia, Pepe deverá jogar recuado, no meio-campo, em uma formação 4-4-2. Uma das vagas no ataque está sendo disputada por Iaquinta e Di Natale, já que a presença de Gilardino é dada como certa.

O dilema ofensivo de Lippi aumenta com a ausência de Andrea Pirlo, que ainda se recupera de lesão. Ele é o principal responsável pela ligação entre a defesa e o ataque, que agora está a cargo de Montolivo e De Rossi. Marchisio e Pepe abririam pelas laterais, e Di Natale ajudaria a dar criatividade para as jogadas visando o centroavante Gilardino.

Mas, de acordo com a imprensa italiana, Iaquinta ainda tem boas chances de ser titular ao lado de Gilardino, pois teria maior versatilidade para uma eventual mudança de 4-4-2 para 4-3-3. Dessa forma, Lippi repetiria a escalação da estreia, e mudaria apenas o esquema tático.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host