19/06/2010 - 14h49

Campanha antisseleção inglesa gera polêmica na Escócia e é retirada

Das agências internacionais
Em Glasgow (Escócia)

Uma rede de comércios na Escócia teve que retirar de seu mostruário materiais da campanha “Qualquer um menos a Inglaterra”, em referência à torcida local pelo fracasso do time inglês na Copa do Mundo. O material foi considerado racista.

O denunciante, a campanha por um Parlamento Inglês, CEP, acionou a polícia local, destacando o caráter insensível e provocativo do produto oferecido à população local.

“Entendemos quer a HMV [empresa que criou o pôster] aceitou retirar o material, pois poderia incitar ódio racial”, comunicou em nota oficial o CEP.

“No último Mundial, uma série de ataques racistas ocorreram na Escócia contra ingleses. O racismo ‘anti-inglês’ segue sendo um problema, independentemente da realização da Copa”, acrescentou.

A empresa que produziu o material alega que não houve qualquer intenção de fomentar novas desavenças contra ingleses.

“A campanha simplesmente permite que o torcedor escocês expresse a opinião de quem quer torcer para uma seleção que não seja a da Inglaterra. Se soubéssemos que isso poderia gerar ódio racista, jamais faríamos algo deste tipo”.

A Escócia não se classificou para o Mundial. Polêmica à parte, a Inglaterra tem demonstrado instabilidade na Copa do Mundo.

O empate sem gols diante da Argélia deixou o time inglês em situação desconfortável no grupo C. A Eslovênia lidera com quatro pontos. Estados Unidos e Inglaterra têm dois pontos cada. A Argélia soma um ponto.

Na rodada final da primeira fase, a Inglaterra enfrenta a Eslovênia, enquanto Argélia e Estados Unidos fazem o outro jogo da chave.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host