18/06/2010 - 13h02

Vídeo desmente boato de deserção de norte-coreanos na África do Sul

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Pak Sung Hyok (esq.) e Kim Myong Won, em reconhecimento de campo no Ellis Park em 14/06

    Pak Sung Hyok (esq.) e Kim Myong Won, em reconhecimento de campo no Ellis Park em 14/06

Um video feito pela imprensa internacional na noite da última quinta-feira desmentiu os boatos da imprensa sul-coreana de que quatro atletas da Coreia do Norte teriam abandonado sua delegação para escapar do regime de Kim Jong-Il.

Nas imagens, Pak Sung Hyok, An Chol Hyok, Kim Kyong Il e Kim Myong Won são vistos no ônibus da delegação norte-coreana, que se dirigia a um treinamento na cidade de Johanesburgo, onde estão concentrados.

A Fifa já havia desmentido os boatos. "São apenas rumores que saíram na imprensa, aparentemente porque eles não estavam na lista para a primeira partida. Já conversamos com a delegação norte-coreana, que negou a deserção", afirmou o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot.

A especulação em torno dos jogadores norte-coreanos começou porque eles foram originalmente listados como disponíveis para a partida contra a seleção brasileira. Pouco antes do jogo, porém, a relação foi revista e os quatro foram cortados, considerados oficialmente indisponíveis para o jogo.

No entanto, mesmo com a confirmação de que os atletas continuam com sua delegação, é a segunda vez que a Coreia do Norte tem de se explicar à organização do Mundial na África do Sul.

A primeira veio após a inclusão de Myong Won, um dos “desaparecidos” na lista como um dos três goleiros inscritos. O jogador é atacante e participou de três partidas das eliminatórias na linha. Quando a Fifa percebeu a manobra, emitiu um comunicado avisando que o jogador só poderia atuar pela equipe como goleiro.

A Coreia do Norte está no Grupo G da Copa do Mundo ao lado de Brasil, Costa do Marfim e Portugal, com quem joga na próxima segunda-feira, dia 21, às 8h30, na Cidade do Cabo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host