AFP/Roberto Schmidt

O sul-africano Khune se tornou o segundo goleiro a ser expulso em uma Copa

18/06/2010 - 09h01

Problemas com goleiros se tornam destaque da 1ª semana da Copa

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)

Os goleiros chamaram a atenção nesta primeira semana da Copa do Mundo. Embora alguns tenham se destacado por belas defesas, outros ficaram sob os holofotes por uma série de problemas. Falhas, lesões, uma rara expulsão e até mesmo críticas à namorada de um deles estiveram nas manchetes.

TRAPALHADAS DOS GOLEIROS NA COPA

  • Jasper Juinen/Getty Images

    Casillas teria se distraído com a "repórter-namorada"

  • Paul Gilham/Getty Images

    Enyeama chora após falhar no segundo gol da Grécia

  • Green não se conforma por "frango" contra os EUA

Robert Green não guarda boas lembranças da estreia da Inglaterra no Mundial. O goleiro falhou ao tentar pegar um chute de longe de Clint Dempsey e levou um frango. O jogo terminou empatado por 1 a 1.

No entanto, Green não foi o único que errou em um jogo do grupo C. O argelino Fawzi Chaouchi também falhou, sofreu um gol de Robert Koren e viu sua equipe perder por 1 a 0 para a Eslovênia.

O Paraguai tinha a chance de ser uma das ‘zebras’ da primeira rodada. A seleção vencia a Itália, atual campeã mundial, por 1 a 0. Uma saída errada de Justo Villar em uma bola pelo alto, porém, atrapalhou os planos dos paraguaios, pois permitiu a Daniele de Rossi fazer o gol do empate por 1 a 1. O australiano Mark Schwarzer cometeu um erro parecido e levou um gol de Miroslav Klose, na goleada alemã por 4 a 0.

No jogo entre Grécia e Nigéria, houve uma falha para cada lado. O grego Alexandros Tzorvas se atrapalhou na cobrança de falta de Kalu Uche, que deixou os nigerianos em vantagem. Já Vincent Enyeama, destaque das Super Águias na primeira rodada, soltou a bola e Torosidis fez o gol da vitória por 2 a 1.

O treinador Javier Aguirre acha que a criticada Jabulani, a bola oficial da Copa, tem influência direta nestes erros. “Não é uma desculpa, mas certamente os goleiros estão sofrendo muito”, afirmou. Fabio Capello, técnico da Inglaterra, segue a mesma linha. “Acho que um dos problemas dos goleiros é com a bola”, analisou.

Na derrota por 3 a 0 da África do Sul para o Uruguai, Itumeleng Khune cometeu um pênalti em Luis Suárez e recebeu cartão vermelho. Ele se tornou o segundo goleiro a ser expulso em um jogo de Copa do Mundo – o primeiro havia sido o italiano Gianluca Pagliuca, em 1994.

Por falar na Itália, a Squadra Azzurra enfrentou um problema em sua estreia contra o Paraguai. Gianluigi Buffon sentiu uma lesão e disputou apenas os primeiros 45 minutos da partida. Com uma hérnia de disco, ele ficará afastado por tempo indeterminado. Sobrou para o reserva Federico Marchetti.

Iker Casillas, por sua vez, envolveu-se em uma polêmica. O goleiro espanhol teria se distraído com a presença da repórter Sara Carbonero – sua namorada – atrás do gol e isso o teria atrapalhado no lance do gol da surpreendente vitória da Suíça por 1 a 0.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host