18/06/2010 - 13h41

México obtém marcas históricas em jogo contra França e imprensa comemora

Da EFE
Na Cidade do México
  • Javier Hernandez marcou o primeiro gol do México contra a França na segunda rodada do grupo A

    Javier Hernandez marcou o primeiro gol do México contra a França na segunda rodada do grupo A

Na vitória por 2 a 0 contra a França nesta quinta-feira pela Copa do Mundo, a seleção mexicana bateu recordes próprios que marcam história e curiosidades a serem lembradas por seus torcedores.

Esta foi a primeira vez que o México venceu a França em 80 anos de confrontos, em sete partidas, quatro deles em Copas do Mundo. No 2 a 0 de Polokwane, o time mexicano marcou o gol de número 2.100 nas Copas, assinado por Javier Hernández.

O mesmo jogador repetiu a façanha de seu avô, Tomás Balcázar, que, no Mundial de 1954, também marcou contra a França, num jogo em que o México perdeu por 3 a 2.

Cuauhtémoc Blanco, autor do segundo gol, de pênalti, se tornou o primeiro mexicano a marcar em três Copas e, junto ao colega Rafael Márquez, completou dez partidas em Mundiais com seu país, a um da marca do lendário Antonio Carbajal.

Os jornais mexicanos deram destaque à ao resultado e não economizaram adjetivos para elogiar a equipe comandada por Javier Aguirre.

"Vence, convence e faz história", diz a capa do La Crónica de Hoy, segundo o qual a vitória de ontem, em jogo da segunda rodada do grupo A da Copa do Mundo, foi "simples e contundente".

"Cresce a 'tri'", aponta o La Jornada, em alusão ao apelido da seleção mexicana, a Tricolor. Em suas páginas internas, o jornal diz que a França já arruma suas malas para voltar para casa depois da derrota.

"Assim é que se faz!", afirma o Excélsior, que exibe uma foto de Hernández e Blanco, os autores dos gols contra os franceses.

O jornal Reforma, por sua vez, deu como manchete a frase "Oui! Fazem história!", e lembra em seu caderno de esportes o feito de Hernández que, assim como seu avô, Tomás Balcazar, fez um gol na França - entretanto, daquela vez, na Copa de 1954, o México perdeu por 3 a 2.

Com quatro pontos ganhos, o México divide a liderança do grupo A com o Uruguai, seu adversário na terça-feira, na última rodada da chave.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host