18/06/2010 - 13h21

De Rossi tenta 'fugir' da Espanha e diz que Itália fora da semi é fracasso

Das agências internacionais
Em Irene (África do Sul)

A Itália não está entre as favoritas ao título da Copa do Mundo. No entanto, a atual campeã fala em fracasso caso fique de fora das semifinais na África do Sul. Os jogadores consideram como obrigação a classificação para as oitavas e ganharam um estímulo a mais para terminar a primeira fase na liderança do grupo F. De Rossi já faz os cálculos e quer a ponta para evitar um confronto antecipado com a Espanha.

“Seria um fracasso não passar da primeira rodada, mas também das oitavas e das quartas. Estar entre os quatro primeiros é importante. Devemos aspirar acabar entre os quatro primeiros. E se houver um encontro com a Espanha será uma pequena final”, disse De Rossi.

O meio-campista da Roma já faz as contas para evitar o duelo com os campeões europeus. “Precisamos ficar atentos à diferença de gols. Temos que tentar ser os primeiros do grupo. Ainda mais depois da derrota da Espanha”, explicou. Com o revés da Fúria diante a Suíça, De Rossi já considera a possibilidade dos espanhóis avançarem no segundo lugar do grupo H.

Caso isso aconteça, o segundo colocado da chave F (da Itália) pode enfrentar a Espanha nas quartas de final (se ambos avançarem). O primeiro do grupo F está do outro lado do chaveamento e só encararia o vice-líder do grupo H em uma eventual final ou disputa de terceiro lugar.

E o confronto deve ser evitado, segundo De Rossi. “No geral, esperamos que os mais fortes, como a Espanha, não estejam no primeiro lugar de seu grupo e, assim, evitamos encontrá-los no cruzamento”, admitiu o meio-campista.

A próxima partida da Itália é contra a Nova Zelândia, às 11h (horário de Brasília) deste domingo. “Temos que ganhar independente das dificuldades. Mas em um Mundial não existem partidas que acabam cinco ou seis a zero. Se perdemos, será como a Nova Zelândia perder no rúgbi”, comparou De Rossi. O grupo F está embolado. Com dois empates por 1 a 1 na primeira rodada, a chave tem as quatro equipes com a mesma pontuação. No outro confronto do domingo, a Eslováquia encara o Paraguai ás 8h30.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host