Reprodução

Print do jornal francês L'Equipe, que fala em heróis sombrios: "ô sombres héros"

17/06/2010 - 17h58

Jornais franceses falam em "humilhação"; mexicanos festejam vitória histórica

Do UOL Esporte
Em São Paulo

IRLANDESES DETONAM REVÉS DA FRANÇA

  • Reprodução

    Pouco mais de seis meses depois, a vingança está próxima. Os irlandeses não se privaram se comentar a derrota da França para o México por 2 a 0 que deixou os franceses perto de uma eliminação precoce na Copa do Mundo. O jornal irlandês Irish Times não poupou críticas ao desempenho da França na partida desta quinta-feira: French on brink of humiliating exit (França à beira de uma saída humilhante - tradução).

A imprensa francesa criticou a atuação da equipe na derrota por 2 a 0 para o México, nesta quinta-feira, em Polokwane. Os jornais disseram que a equipe foi “humilhada”, “não estava inspirada” e colocou em dúvida a classificação para as oitavas de final. Por outro lado, as publicações mexicanas destacaram a primeira vitória da história sobre os rivais.

O diário L’Équipe usou um trocadilho para falar sobre a derrota. “Ô Sombre Héros” (algo como “heróis sombrios”) faz uma referência ao sombrero típico mexicano (em francês, há também o termo sombrero, cuja pronúncia se assemelha à manchete). “Derrotada pelo México, a equipe da França praticamente não tem mais alguma chance de passar para as oitavas de final – pela segunda vez em oito anos”, escreveu a publicação, referindo-se à Copa de 2002, quando os Bleus foram eliminados na primeira fase.

O Le Monde usou uma manchete mais sóbria (“França vencida pelo México”), mas não deixou de criticar a atuação da equipe. “Sem inspiração, os Bleus foram dominados pelos mexicanos. A classificação se anuncia difícil contra a África do Sul, no dia 22”, analisou.

“México domina a França” foi a manchete usada pelo Le Figaro. “O México deu um grande passo às oitavas de final ao dominar a França por 2 a 0”, relatou. O Le Parisien foi mais longe: “França humilhada pelo México”. Na matéria sobre o jogo, o jornal disse que “a França ainda não está eliminada, mas seu futuro na África do Sul está por um fio.”

As críticas da mídia francesa contrastam com a euforia da imprensa mexicana. “História pura!”, estampou o Mediotiempo, especializado em esportes. “Em uma partida formidável, o México venceu a França pela primeira vez na história com um contundente 2 a 0”, elogiou.

O El Universal brincou ao falar sobre o triunfo mexicano. Na manchete “TRIunfo histórico”, a publicação usou o apelido da seleção (Tri). “Com gols de ‘Chicharito’ Hernández e Blanco, o Tri derrota a França por 2 a 0 e libera um pouco a pressão para avançar à segunda fase.”

A mesma “tática” foi usada pelo Crônica: “TRIunfo histórico contra a França”. O jornal destacou que “o Tri deu um passo fundamental para se classificar para as oitavas de final” da Copa do Mundo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host