16/06/2010 - 06h00

Volante da seleção paraguaia desmente declaração de amor pela Argentina

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Santana (d) disputa a bola com Zambrotta; volante se lesionou e ainda virou polêmica no Paraguai

    Santana (d) disputa a bola com Zambrotta; volante se lesionou e ainda virou polêmica no Paraguai

Nascido em Buenos Aires, o volante do Paraguai Jonathan Santana nunca jogou no país que defende. Mas a sua presença no time ainda não havia sido contestada até esta semana, quando o jornal argentino La Capital divulgou declarações do jogador dizendo que “não se sente paraguaio”, porque "sua vida está na Argentina".

“Fui muito bem recebido no Paraguai, tenho um grande carinho por eles e cada mais me fazem sentir parte desse país, mas daí a me sentir paraguaio, estaria mentindo se dissesse que sim. Minha vida toda  está na Argentina e não vou mudar só porque joguei para a seleção do Paraguai”, declarou Santana, segundo o La Capital.

A declaração causou uma repercussão negativa na imprensa paraguaia. O ABC Color observou que os torcedores do Paraguai iniciaram uma onda de protestos pelas redes sociais na internet, contestando a presença do jogador na seleção. Santana defende o Wolfsburg, da Alemanha, e adquiriu dupla nacionalidade em 2007.

Da África do Sul, o jogador ficou sabendo da polêmica, e tratou de desmentir as declarações divulgadas pelo jornal argentino. “Sempre procurei fazer o melhor pela seleção paraguaia e agradeço o apoio que sempre recebi do público”, rebateu Santana, que tem mãe família de origem paraguaia.

“Não me arrependo de jeito nenhum da decisão de representar o Paraguai, pois a torcida sempre me fez sentir um paraguaio”, completou o jogador, desmentindo de vez o jornal La Capital.

Além dessa polêmica, Santana ainda tem outro problema. O volante iniciou nesta terça a recuperação da lesão muscular na panturrilha esquerda, sofrida durante o empate por 1 a 1 contra a Itália. Um exame vai definir a sua situação, mas as informações preliminares da comissão técnica do Paraguai adiantaram que o jogador poderá ficar fora de toda a primeira fase.

A jornada paraguaia na Copa do Mundo da África do Sul continua no próximo domingo. A seleção que conta com os argentinos Santana, Barrios e Ortigoza enfrentará a Eslováquia, às 8h30 (de Brasília).

*Com agências internacionais

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host