16/06/2010 - 08h54

Ministério holandês desmente Fifa e confirma prisão de fãs do vestido

Das agências internacionais*
Em Johanesburgo (África do Sul)

O Ministério das Relações Exteriores da Holanda confirmou nesta quarta-feira a prisão de duas torcedoras suspeitas de participar de “publicidade encoberta”. As mulheres faziam parte de um grupo de 36 fãs que usavam vestidos laranjas, que a Fifa considerou fazer parte de campanha de uma marca de cerveja não patrocinadora oficial da Copa do Mundo. Após algumas horas encarceradas, elas pagaram a fiança e foram liberadas.

O caso ganhou destaque na imprensa sul-africana na terça-feira. Uma das torcedoras relatou ao jornal The Star como ocorreu a expulsão do estádio Soccer City na vitória holandesa por 2 a 0 sobre a Dinamarca, na estreia na Copa.

A Fifa chegou a dizer que as mulheres não eram holandesas, mas sim sul-africanas e assegurou não havia ocorrido nenhuma detenção. O Ministério das Relações Exteriores da Holanda, no entanto, confirmou as prisões. “Duas mulheres foram presas em seus hoteis nesta manhã e nós estamos tentando descobrir do que elas foram acusadas”, disse um porta-voz.

Após serem expulsas do estádio, as torcedoras foram interrogadas por várias horas pela polícia sul-africana. "Disseram que a publicidade encoberta era um delito na África do Sul, que iam nos deter e que teríamos que passar seis meses na prisão", contou Barbara Kastein.

ESCALE A SELEÇÃO DA HOLANDA

  • Arte UOL

O Ministério das Relações Exteriores da Holanda afirmou que enviará um representante da Embaixada do país na África do Sul para dar assistências às duas torcedoras presas.

Apesar disso, ambas deixaram a prisão depois de permanecerem encarceradas por algumas horas. Elas tiveram que pagar uma fiança de cerca de R$ 2 mil cada uma e ainda serão julgadas pelo caso no dia 22 deste mês. 

O polêmico vestido laranja, cor da seleção holandesa, fazia parte de um pacote promocional que uma marca de cerveja dava de brinde aos clientes que compram os produtos como parte de sua campanha de publicidade para a Copa. A mesma empresa foi protagonista de uma ação durante a Copa da Alemanha em 2006, ao distribuir calças com as quais a Fifa não permitia a entrada aos estádios, por isso vários torcedores tiveram que ver os jogos em roupa íntima.

* Atualizada às 10h15

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host