16/06/2010 - 14h03

Imprensa espanhola pede humildade e atenção à seleção após derrota na estreia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A Espanha perdeu o seu brilho, ao menos na estreia contra a Suíça ao ser derrotada por 1 a 0. O revés fez a imprensa espanhola pedir atenção ao grupo comandado pelo treinador Vicente Del Bosque. O jornal Marca, um dos principais diários esportivos do país, pediu humildade para que a Fúria não decepcione mais uma vez.

IMPRENSA COMENTA REVÉS

  • Marca/Reprodução

    Espanhol Marca pede humildade e elogia Suíça depois da derrota

  • Olé/Reprodução

    Argentino Olé provou a Fúria ao relatar: "Favorita? Ferrou...”

“Mal começamos o Mundial. A Suíça surpreendeu uma Espanha infeliz na cara do gol. La Roja [apelido da seleção] dominou a partida e teve muitas oportunidades, mas os suíços marcaram depois de um tiro de meta...”, divulgou o Marca em sua página principal na internet. “Agora, para a sobrevivência, terá que ganhar as próximas partidas contra Honduras e Chile.”, acrescentou o jornal.

O El Mundo Deportivo foi mais pesado em suas críticas ao manchetar: “Sonrojados" [Vermelhos de vergonha, em tradução livre]. “Todo o mundo esperava a estreia da La Roja, campeã da Europa e uma das grandes favoritas. Apesar do seu grande jogo – especialmente no primeiro tempo -, acabou sucumbindo ante a enfraquecida Suíça”, analisou o diário.

Outro importante veículo esportivo, o AS, colocou no topo de sua página na internet: “Toque de atenção”. “A seleção dominou, foi dona absoluta da bola e disparou mais de 20 vezes ao gol. Mas faltou o último passe e o time foi incapaz de atravessar o sistema defensivo da Suíça, que teve sorte e soube administrar”, relatou.

Os jornais suíços consideraram a vitória de seu país como “uma façanha histórica”, como atestam os títulos do Neue Zuricher Zeitung, de Zurique, do tablóide Blick e do Le Matin, que começa seu relato dizendo que “a Nati [de Equipe Nationale, ou seleção nacional] realizou o impossível. (...) Incrível, alucinante!”. O jornal de Zurique lembrou ainda a “falta de sorte” dos espanhóis, que não conseguiram superar o goleiro Benaglio.

O jornal 24 Heures relembra também quem foi um dos grandes responsáveis pela vitória. “Ottmar Hitzfeld é um grande mágico! O técnico alemão conduziu a Suíça à sua maior façanha de todos os tempos em Durban”.

Na Argentina, o Olé não deixou escapar a oportunidade de tirar sarro da derrota da Espanha, cabeça de chave do grupo H. “Favorita? Ferrou...”, provoca os hermanos, que ganharam na primeira rodada da Nigéria por 1 a 0. “Toda a ilusão, banca de favorita e desejo de ter a Copa do Mundo em suas mãos, se foram em um segundo. Sim, assim que Gelson Fernandes [autor do gol dos helvéticos] empurrou a bola para as redes os corações dos espanhóis pararam..."

 

Os italianos, que sofreram para empatar com Paraguai por 1 a 1 no seu primeiro jogo, também cutucaram os espanhóis. “Suíça, que golpe! A Espanha vai à lona”, informa o jornal La Gazzetta dello Sport. “Primeira surpresa do Mundial: os campeões da Europa sofrem um nocaute”, acrescentou.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host