14/06/2010 - 13h54

Japão celebra redenção com 1ª vitória fora de casa em Copas do Mundo

Das agências internacionais
Em Bloemfontein (África do Sul)
  • O tom de surpresa dominou as manchetes dos jornais pelo mundo após a vitória por 1 a 0 do Japão sobre Camarões, na estreia das duas seleções na Copa do Mundo. Com o atacante Samuel Eto'o apagado no jogo, os africanos não causaram uma boa impressão.

    O tom de surpresa dominou as manchetes dos jornais pelo mundo após a vitória por 1 a 0 do Japão sobre Camarões, na estreia das duas seleções na Copa do Mundo. Com o atacante Samuel Eto'o apagado no jogo, os africanos não causaram uma boa impressão.

Até esta segunda-feira, o Japão não sabia o que era sair com a vitória em uma Copa do Mundo que não fosse disputada em seu próprio território. Mas o triunfo por 1 a 0 sobre Camarões na África do Sul serviu para mudar essa história, além de renovar a confiança do time após a série de fracassos na preparação para o torneio.

“Tivemos muita pouca sorte nos jogos antes do Mundial. Mas como um time nós pensamos: não fiquem para baixo, sejam positivos, vão com tudo”, afirmou Honda, autor do gol asiático. “Quando a partida acabou, senti um grande alívio”, completou Kawashima.

O “alívio” citado pelo goleiro tem sentido. O Japão somou quatro derrotas consecutivas nos amistosos antes da Copa e vinha sendo bastante criticado por sua torcida.

Nesta segunda, porém, a desconfiança acabou. O time mostrou ótimo desempenho na defesa e conteve os avanços de Eto’o e Cia. “Camarões tem jogadores potentes e conseguimos segurá-los. Sabíamos que a pressão aumentaria no fim, mas tudo deu certo”, celebrou o goleiro.

Antes desta partida, o Japão nunca havia vencido fora de casa em uma Copa do Mundo. Até esta edição, a equipe somava uma série de fracassos, com exceção das duas vitórias e um empate do time oito anos atrás, quando recebeu o evento ao lado da Coreia do Sul.

“O próximo jogo será contra a Holanda, então temos que subir um degrau. Esta foi nossa primeira vitória em solo estrangeiro, mas isso não pode ser encarado como um grande acontecimento. O que vem a seguir é o que importa”, ponderou o treinador Takeshi Okada.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host