14/06/2010 - 18h43

Espanha viaja a Durban sem desfalques; Villa ressalta papel de Xavi

Das agências internacionais
Em Durban (África do Sul)
  • Para Villa, Xavi, futuro colega no Barça, tem papel fundamental na distribuição de jogo da Espanha

    Para Villa, Xavi, futuro colega no Barça, tem papel fundamental na distribuição de jogo da Espanha

Dentro da normalidade e com todos os jogadores disponíveis, a Espanha realizou nesta segunda-feira seu último treinamento antes de viajar a Durban, onde fará sua partida de estreia contra a Suíça na próxima quarta.

Andrés Iniesta, meio-campista do Barcelona cuja presença na equipe titular ainda não está assegurada, acompanhou o treino no mesmo ritmo que seus colegas pela primeira vez.

Desde que se contundiu num amistoso no última dia 3 de junho contra a Coreia do Sul, Iniesta treinava em separado, o que terminou no último domingo, quando o meia se juntou a seus companheiros mas fez uma atividade em menor intensidade.

Se mesmo com desfalques a Espanha ainda era indicada como favorita, que dirá com força máxima? Um rótulo que o atacante David Villa leva com tranquilidade. “As pessoas veem que podemos jogar bem, portanto isso é positivo. Não diria que é uma pressão, é mais um elogio”, contou Villa em coletiva de imprensa na concentração da Fúria, em Potchefstroom.

O atacante, artilheiro da campanha vitoriosa na Eurocopa de 2008 com quatro gols, acredita que pode repetir o feito no Mundial da África do Sul. Para isso, conta com a eficiência no toque e posse de bola de sua equipe.

“Seria bom [ser artilheiro], porque assim eu teria marcado vários gols pela seleção. Tenho que trabalhar para a equipe e, com a qualidade que temos no último passe, poderei conseguir os gols”, disse o atleta recém-contratado pelo Barcelona.

Neste jogo de equipe, o goleador ressalta o papel de seu futuro companheiro no Barça, o meio-campista Xavi Hernández, que segundo Villa, exerce papel primordial na dinâmica de toque de bola da Espanha. “Xavi marca o estilo e a pausa da seleção. Ele é o eixo do nosso meio de campo”.

Outro que participou da coletiva desta segunda-feira foi Sergio Ramos, do Real Madrid, que também evocou a alta qualidade da equipe espanhola. “A seleção hoje em dia tem sua própria personalidade e seu próprio estilo. Dominar a partida, manter a posse da bola, a qualidade individual dos jogadores e o equilíbrio em cada linha [da formação tática] são nossos pontos fortes”, explicou.

ESCALE A SELEÇÃO DA ESPANHA

  • Arte UOL

Porém, apesar do otimismo, os espanhóis assumem um tom confiante, mas comedido. A respeito do adversário de quarta-feira, David Villa conta como estudaram os suíços. “Tomamos como referência as partidas da Eurocopa, que a Suíça foi desclassificada sem perder nenhuma partida. Nós os respeitamos muito, mas sabemos que, se estivermos em nosso nível, teremos chances de vencer”.

Espanha e Suíça entram em campo na quarta-feira às 11h em Durban, em partida válida pelo Grupo H, que tem ainda Chile e Honduras, que jogam horas antes.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host