AFP PHOTO / HOANG DINH NAM

Van Persie argumenta com o juiz durante a vitória contra a Dinamarca

14/06/2010 - 11h37

Criticadas, vuvuzelas salvam holandês Van Persie de expulsão na estreia

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As vuvuzelas foram tema de seguidos debates. Após rumores sobre uma possível restrição, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, confirmou a liberdade do uso do acessório. E ao invés de criticar, a Holanda foi a primeira a tirar proveito efetivo do barulho vindo das arquibancadas e usou o artifício para evitar a expulsão de Van Persie na vitória por 2 a 0 sobre a Dinamarca na estreia na Copa do Mundo, nesta segunda-feira.

O camisa 9 holandês levou cartão amarelo ainda no início do segundo tempo ao fazer falta dura em Kajer. Aos 15min da etapa final, Van Persie recebeu de Van Bommel e avançou, mas a arbitragem marcou impedimento no lance.

O atacante holandês seguiu na jogada e chegou a marcar o gol com o jogo já paralisado. O árbitro francês Stéphane Lannoy correu em direção ao jogador do Arsenal que gesticulou e justificou que não ouviu o apito por causa do barulho dos 83.465 espectadores no estádio Soccer City.

A ‘desculpa’ das vuvuzelas satisfez o árbitro francês que optou por não dar o segundo amarelo ao camisa 9, o que provocaria sua expulsão. Lannoy apenas o advertiu verbalmente, a Holanda seguiu com 11 em campo e confirmou o favoritismo na estreia contra a Dinamarca.

Na próxima rodada do grupo E, a Holanda enfrenta o Japão, às 8h30 (horário de Brasília) do próximo sábado. No mesmo dia, às 15h30, a Dinamarca encara Camarões. As últimas partidas da chave serão disputadas no dia 24.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host