10/06/2010 - 08h16

Comentário polêmico força Holanda a proibir Twitter entre os jogadores

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (AFS)
  • Atacante Eljero Elia recebe orientação do técnico da Holanda, Bert van Marwijk, no treino da equipe

    Atacante Eljero Elia recebe orientação do técnico da Holanda, Bert van Marwijk, no treino da equipe

A seleção de Holanda se juntou a outras da Copa do Mundo como Espanha, México e Chile e proibiu o uso do Twitter entre seus jogadores. A decisão foi anunciada após um comentário polêmico do atacante Elijero Elia insultando a comunidade marroquina ao vivo pela internet.

O ocorrido com a jovem revelação holandesa gerou fortes protestos de marroquinos por meio do Twitter, o que forçou o técnico Bert van Marwijk a impor a proibição. Além disso, Elia também teve que se desculpar.

O anúncio foi feito pelo defensor Van der Wiel pela internet e posteriormente confirmado por Ryan Babel e pelo próprio Elia, que deixaram a rede social.

No vídeo que gerou a polêmica, Elia e Babel são vistos brincando com um jogo de computador na frente de uma webcam com vários outros membros da equipe os visitando.

Durante a atividade, eles começaram a postar comentários pelo Twitter e o atacante escreveu "câncer marroquino" depois de ver um usuário xingar sua mãe. Vale lembrar que a Holanda conta com uma grande comunidade oriunda do país africano.

ESCALE A SELEÇÃO DA HOLANDA

  • Arte UOL

“Gostaria de pedir desculpas à comunidade marroquina, mas não sou racista. Cresci em um bairro com 75% de marroquinos e tenho muitos amigos entre eles. O que eu disse foi direcionado a um amigo meu, Reduan, que sempre me chama de negro. Parece estranho, mas é comum entre nós”, explicou o atleta de 23 anos.

Esta não é a primeira vez que um membro da seleção holandesa se dá mal por causa do Twitter. No ano passado, Van der Wiel virou desfalque do time em um amistoso contra a Austrália por uma suposta lesão, mas logo em seguida avisou por meio da rede social que sairia na noite em que o time tinha viagem marcada para a Oceania, o que causou polêmica.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host