10/06/2010 - 10h23

Provável substituto de Pirlo, Montolivo considera ideal sua nova função

Das agências internacionais
Em Irene (África do Sul)

Riccardo Montolivo terá um grande desafio em sua primeira Copa do Mundo ao substituir o meia Andrea Pirlo na frente da defesa da Itália. Apesar das fortes cobranças, o jogador se vê adaptado ao novo posicionamento, que considera ideal.

Montolivo, de 25 anos, se destacou na função na defesa da Fiorentina nesta temporada, dando um direcionamento para o meio-campo e o ataque, mesma função que Pirlo vem exercendo há anos no Milan, também da Itália. Pirlo sofreu uma lesão na panturrilha esquerda durante o amistoso contra o México na semana passada e pode perder toda a fase de grupos.

"Essa é a posição ideal para mim, onde eu possa realmente aproveitar melhor minhas características", disse nesta quinta-feira. "Eu posso jogar no meio de três homens também, mas eu sou melhor na frente da defesa", afirmou.

Montolivo ganhou prestígio com o técnico Marcello Lippi no empate por 1 a 1 no amistoso contra a Suíça na semana passada e deve ser titular na estreia contra o Paraguai na segunda-feira. Daniele de Rossi e Ângelo Palombo também são opções para substituir o titular.

“Tem dois ou três jogadores que podem substituí-lo e todos nós temos diferentes características. O técnico vai avaliar e fazer a decisão”, afirmou Montolivo.

ESCALE A SELEÇÃO DA ITÁLIA

  • Arte UOL

Montolivo teve dificuldades de adaptação à nova função em nível internacional na Copa das Confederações do ano passado. “Depois da competição Lippi me chamou. Foi mais ou menos ao mesmo quando eu mudei de posição na Fiorentina e ele disse que estariam me observando. Eu dei tudo de mim”, disse.

"Estou realmente motivado. Este pode ser o momento mais importante da minha carreira", avaliou.

Montolivo estava em campo quando a Fiorentina venceu o Liverpool por duas vezes na fase de grupos da Liga dos Campeões, dominando um confronto contra um dos seus ídolos Steven Gerrard. “A experiência na Liga dos Campeões foi fundamental", disse Montolivo. "É muito importante jogar contra atletas deste nível e medir forças contra os grandes clubes.

Montolivo tem a seu favor o fato de conhecer alguns companheiros de grupo que atuam na Itália como Alberto Gilardino e Giampaolo Pazzini. “É confortável tê-los aqui comigo”, disse.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host