10/06/2010 - 12h36

Em jogo 'misterioso', Japão empata com Zimbábue a vai à Copa sem vencer

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Integrantes da delegação do Zimbábue assistem a jogo-treino contra o Japão na África do Sul

    Integrantes da delegação do Zimbábue assistem a jogo-treino contra o Japão na África do Sul

Em uma partida marcada às pressas, o Japão não saiu do 0 a 0 com o Zimbábue no jogo-treino disputado nesta quinta-feira em George, na África do Sul. Era a última chance para o Japão ir para a Copa do Mundo com pelo menos uma vitória na fase de preparação.

Antes deste o confronto, o Japão teve quatro oportunidades para sair vitorioso de um amistoso, mas acabou derrotado por Sérvia, Coreia do Sul, Inglaterra e Costa do Marfim.

Na verdade, estava previsto que o Japão enfrentasse a seleção de Moçambique nesta quinta-feira de manhã. A federação japonesa, que havia negociado antes com o Zimbábue, anunciou que preferia jogar contra os moçambicanos.

Mas a mudança não agradou a federação do Zimbábue, que consegui nos bastidores o direito de jogar contra o Japão. Nesta quinta-feira, os japoneses voltaram atrás, sem anunciar o motivo da nova alteração.

Segundo o jornal zimbabuano The Herald, a seleção africana só conseguiu jogar depois de uma batalha nos bastidores. A diretora executiva da federação do Zimbábue, Henrietta Rushwaya, participou do congresso da Fifa na noite anterior e voltou ao país com boas notícias.

ESCALE A SELEÇÃO DO JAPÃO

  • Arte UOL

“Depois de intensas consultas aos nossos parceiros, podemos anunciar que os ‘Guerreiros’ vão jogar contra outro time participante da Copa do Mundo. Lutamos muito nos bastidores pra que eles pudessem jogar contra um oponente forte, assim como fizeram com o Brasil”, declarou a dirigente zimbabuana.

Vale lembrar que Zimbábue foi adversário do Brasil no primeiro amistoso pré-Copa em solo africano, vencido pelo Brasil por 3 a 0. O país é governado por um dos regimes mais controversos do mundo, comandado pelo ditador Robert Mugabe.

O Japão estreia na Copa do Mundo contra Camarões na próxima segunda-feira, em Bloemfontein. A equipe nipônica faz parte do grupo E, que também conta com Holanda e Dinamarca.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host