09/06/2010 - 12h06

Goleiro dos EUA celebra auge da carreira e 'culpa' saída do Manchester

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Aos 31 anos, Tim Howard terá sua primeira oportunidade na Copa do Mundo, após ter sido apontado durante anos como o futuro da camisa 1 da seleção norte-americana. No “auge da carreira”, como auto-define seu atual momento, o goleiro atribui o seu crescimento nos últimos quatro anos à sua saída do Manchester United, em 2006.

“A mudança para o Everton [onde atua até hoje] foi o recomeço, e a linha de chegada é essa Copa. No Manchester, era sempre: ‘tome cuidado e não erre, ou não estará entre os titulares’. Agora, eles me apoiam se acontece alguma coisa”, disse Tim Howard, em entrevista o USA Today.

Atual titular dos Estados Unidos, o goleiro era considerado uma promessa há dez anos, e chegou a ir para os Jogos Olímpicos de Sydney como reserva. Em 2003, Howard chamou a atenção de seu país ao fechar um contrato com o poderoso Manchester United, e chegou a ser eleito o melhor goleiro do Campeonato Inglês em sua primeira temporada.

Depois, porém, passou a falhar muito e perdeu a titularidade, o que lhe custou também a camisa 1 da seleção na Copa de 2006, que ficou com Kasey Keller. Logo após o Mundial da Alemanha, ele mudou-se para o Everton, e encontrou a estabilidade que precisava.

“Em parte, estou sentindo que essa é a realização do sonho de toda uma vida. Por outro lado, é muita expectativa. Não quero soar arrogante, mas era aqui que eu queria estar. Se não estivesse, acharia um fracasso", concluiu.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host