09/06/2010 - 16h55

Às vésperas da estreia, temperamento de Rooney vira protagonista na Inglaterra

Do UOL Esporte
Em São Paulo

ROONEY: HISTÓRICO DE POLÊMICAS

  • AFP

    Rooney foi expulso no jogo em que a Inglaterra foi eliminada na Copa de 2006 contra os portugueses

  • O jogador teria xingado o juiz no confronto o Platinum Star em jogo de preparação para o Mundial da África

  • Elenco inglês defende Wayne Rooney, entendendo que o atacante melhorou no controle emocional

Os Estados Unidos já definiram sua estratégia para o próximo sábado, quando estreiam na Copa do Mundo contra a Inglaterra. Baseados no histórico e no recente episódio com um juiz em um amistoso, os norte-americanos querem desestabilizar o temperamental atacante, enquanto os britânicos juram que sua estrela estará pronta.

A discussão sobre o assunto é antiga. Em 2006, Rooney ficou marcado por ter sido expulso contra Portugal, no jogo que eliminou a Inglaterra da Copa. O lance não foi isolado na carreira do jogador do Manchester United.

Em oito temporadas, Rooney foi mais advertido no Campeonato Inglês que o zagueiro John Terry, por exemplo. Foram 81 amarelos e quatro vermelhos do atacante, contra 63 amarelos e os mesmos quatro vermelhos do jogador do Chelsea.

“Você tenta dificultar o seu dia e se o cara estiver muito explosivo, como ele talvez esteja com alguma coisa, ele é expulso. Não é necessariamente uma coisa que você tenta por pensar coisas desleais quando vai ao campo de jogo”, disse Jay DeMerit, zagueiro dos Estados Unidos, à Sports Illustrated, sobre a possível postura dele em relação a Rooney.

Na última segunda-feira, o inglês complicou ainda mais a situação. Em um jogo amistoso contra o Platinum Stars, time da primeira divisão sul-africana, ele teria ofendido o árbitro Jeff Selogilwe.

“Eu estou muito desapontado. Eu não esperava isso de um jogador top como Rooney. Ele é um bom jogador, quando você o vê pela televisão. No campo, ele só fica insultando os juízes”, disse Selogilwe, em entrevista à BBC.

Os ingleses rechaçam a visão. Até sentir uma lesão no tornozelo na eliminação do Manchester United da Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique, Rooney era um dos destaques da temporada, e é nesse lado do atacante que os seus companheiros apostam.

“Era um amistoso, e não uma partida oficial. Eu não vejo o Rooney tendo um problema disciplinar desse em uma Copa. Desde o incidente na Alemanha [em 2006], ele foi muito bem para chegar onde está”, disse Rio Ferdinand, zagueiro cortado da seleção inglesa por lesão e companheiro de Rooney no Manchester United.

“Ele está sob controle. Eu acho que o temperamento do Wayne é uma coisa boa. Se você tirar aquele fogo dele, ele não será o mesmo jogador”, disse Jermain Defoe, também à BBC.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host