07/06/2010 - 05h00

Tanzânia sofre junto com ídolo Drogba em lesão nas vésperas da Copa

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Dar es Salaam (Tanzânia)

TORCIDA POR DROGBA NA TANZÂNIA

  • Bruno Freitas/UOL

    Michael Momburi, jornalista esportivo local, é um dos fãs que torcem pela recuperação de Drogba

  • Bruno Freitas/UOL

    Jonathan Sisode, um dos fãs Drogba, também não quer ver o astro do Chelsea fora do Mundial de 2010

Quem chega a Dar es Salaam testemunha uma espécie de esforço involuntário local para se rivalizar com o Sul de Londres na quantidade de camisas do Chelsea. São dezenas delas, em número quase mais abundante do que a soma do resto dos times famosos da Europa. Com quatro africanos em seu elenco, a equipe inglesa é a mais popular na Tanzânia e tem seu goleador, o marfinense Didier Drogba, na condição de ídolo número 1 do país.

Por esse cenário, a lesão do atacante no braço direito deixa o país que recebe jogo do Brasil nesta segunda-feira em instante de apreensão. Fora da Copa e na posição 108 do ranking da Fifa, a Tanzânia vê Drogba como uma esperança do continente no primeiro Mundial em solo africano da história.

“Ele é o jogador que mais gostamos. Esperamos bastante dele na Copa, como africanos. Pode fazer muito por nós. Torcemos por sua recuperação”, diz Jonathan Sisode, um dos fãs Drogba, trajado com o azul do Chelsea, em Dar es Salaam.

Principal esperança da Costa do Marfim na Copa, Drogba se lesionou na partida amistosa contra o Japão nesta semana, em lance com o brasileiro naturalizado japonês Tulio Tanaka. O atacante do Chelsea passou por uma intervenção cirúrgica, e a Federação Marfinense mantém a esperança sobre sua participação no Mundial.

Os marfinenses são os segundos adversários do Brasil no grupo G. O confronto entre as duas seleções acontece no dia 20 de junho no estádio Soccer City, na cidade de Johanesburgo.

Com Drogba, a Costa do Marfim realizou seu primeiro jogo neste ano em Dar es Salaam, em um amistoso no mesmo estádio que recebe o Brasil nesta segunda-feira. E foi exatamente a estrela do Chelsea que marcou o único gol da vitória de sua seleção por 1 a 0, em compromisso em 4 de janeiro, que serviu de preparação para a Copa Africana de Nações.

“Desde que ele veio jogar aqui com a seleção da Costa do Marfim e marcou um gol contra nós estamos mais ligados a Drogba. Nosso país espera que ele se recupere para jogar a Copa”, diz Michael Momburi, jornalista esportivo local, que cobriu a chegada da seleção brasileira à Tanzânia vestindo uma camisa do Chelsea.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host