07/06/2010 - 16h50

Sobrinho de Lazaroni batalha início da carreira em "Palmeiras da Tanzânia"

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Dar es Salaam (Tanzânia)

Um dos personagens do futebol da Tanzânia que apareceram aos olhos internacionais graças aos holofotes lançados pela passagem da seleção no país é Itamar Amorim. Sobrinho do ex-técnico do Brasil Sebastião Lazaroni, o jovem treinador batalha o início da carreira em um modesto clube da cidade de Dar es Salaam.

Amorim diz que tem tido um duro aprendizado no comando do Azam FC, em razão das dificuldades estruturais do futebol tanzaniano. Mesmo assim, compara o recém-criado clube ao Palmeiras da década de 90.

"É tudo um pouco complicado por aqui, em razão da estrutura. Eu acabo tendo que atuar em várias funções, orientando a preparação física, até entrando às vezes na área de fisioterapia, com o pouco que domino a respeito. Eles não têm formação nenhuma aqui", contou o sobrinho de Lazaroni antes do amistoso do Brasil com a Tanzânia no estádio Nacional de Dar es Salaam nesta segunda-feira.

"Mesmo assim, estamos em um clube com um pouco mais de condições, bancado por uma empresa grande de alimentos e transporte. Vejo o nosso clube quase como o Palmeiras Parmalat. Estamos crescendo, já ficamos em 3º lugar no último campeonato", relata Amorim.

De acordo com o brasileiro, a realidade financeira de um jogador de futebol na Tanzânia acompanha às dificuldades econômicas do país. "Não dá para pagar mais de US$ 200 por mês a um jogador", afirma.

O atual treinador do Azam FC chegou à Tanzânia há quatro anos, em companhia de Marcio Maximo, atual técnico da seleção do país da África Central. Depois de um tempo como auxiliar da equipe nacional, o sobrinho de Lazaroni teve sua primeira chance internacional como comandante de um time.

Com mais um ano de contrato no time de Dar es Salaam, Amorim já traça planos de deixar a Tanzânia, junto com mulher e filho. Para isso, diz contar com um eventual apoio do tio famoso, técnico da seleção na Copa do Mundo de 1990.

"Estou a fim de sair já, quem sabe iniciar minha carreira de treinador no Brasil ou em algum lugar com mais estrutura. Troco e-mails com meu tio, que está no Qatar. Posso ter uma ajuda dele nisso, sim", declara o técnico do Azam FC.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host