AFP

Robinho e Ramires marcaram duas vezes cada. Kaká completou goleada

07/06/2010 - 14h02

Brasil goleia Tanzânia, sai ileso em último amistoso e testa soluções no meio

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Dar es Salaam (Tanzânia)

ROBINHO FAZ 2, E KAKÁ JOGA

  • Tony Muthaba/AFP

    Robinho celebra após abrir o placar para a seleção brasileira; atacante fez duas vezes no amistoso

  • Antonio Scorza/AFP

    Depois de arrancada, Ramires ampliou ao fazer 3x0; seus primeiros dois gols pela seleção

  • Tony Muthaba/AFP

    Sem dores na coxa, Kaká esteve em campo durante toda a partida e fez o quarto gol do Brasil

A seleção brasileira terminou a fase de amistosos antes do Mundial como esperava. O risco de perder um atleta por lesão, que tem assombrado várias seleções pré-Copa, foi superado. Apesar da fragilidade, a Tanzânia exigiu do time de Dunga em alguns instantes e ainda quebrou uma série de cinco jogos do Brasil sem sofrer gols. 

E a goleada imposta sobre o time local nesta segunda-feira, por 5 a 1, em Dar es Salaam, apresentou um Brasil com nova cara no 2º tempo, cuja formação explorou a velocidade e ofereceu a Dunga reflexões sobre possibilidades para o setor.

O técnico Dunga se certificou de que uma formação mais veloz (com Ramires e Daniel Alves), utilizada no segundo tempo do amistoso, poderá servir de opção para alguns momentos na Copa do Mundo.

Ainda a estratégia de evitar lesões à véspera da Copa foi levada à risca pela seleção. Julio Cesar sequer seguiu com o elenco para o amistoso. No amistoso desta segunda, os atletas da seleção buscavam fugir de divididas. Mas a Tanzânia ignorou a precaução do adversário em algumas ocasiões.

Em jogada típica de Kaká, arrancada com bola rumo ao ataque, o camisa 10 da seleção sofreu entrada violenta por trás, de Nizar, nos minutos finais do primeiro tempo.

Caído, Kaká colocou a mão sobre o tornozelo direito, mas destacou não ter havido gravidade na jogada. Foi apenas susto. “Foi só pancada mesmo. Existe a preocupação de ser algo mais grave. Depois vamos falar com o time deles para ter tranquilidade”, disse Kaká.

Em casa, a Tanzânia iniciou a partida ameaçando a seleção brasileira com duas jogadas de ataque. Sobrava vontade para os tanzanianos. Robinho, porém, abafou a animação dos rivais. No primeiro lance ofensivo da equipe nacional, o atacante recebeu passe de Kaká e chutou cruzado, abrindo o marcador, aos 10 min.

Os jogadores da Tanzânia reclamaram, alegando que Robinho ajeitou a bola com o braço. O auxiliar chegou a acusar irregularidade, mas abaixou a bandeira logo em seguida.

PRINCIPAIS LANCES DA PARTIDA

PRIMEIRO TEMPO
9 min - Ngasa recebe lançamento na direita, se livra de Juan, fica cara a cara com Gomes, mas chuta nas mãos do goleiro brasileiro
10 min GOOOOOL DO BRASIL Ouça o gol na rádio Jovem Pan - Dentro da área, Robinho recebe passe de Kaká e chuta cruzado
21 min - Contra-ataque da Tanzânia, Ngasa arrisca o chute Gomes faz a defesa salvando o Brasil
22 min - Kig recebe passe, pega de primeira, a bola passe rente ao travessão de Gomes, que se estica mas não chega a bola
33 min GOOOOL DO BRASIL Ouça o gol na rádio Jovem Pan - Michel Bastos cruza da esquerda, a bola quica no gramado, engana o zagueiro e Robinho, de cabeça, marca
SEGUNDO TEMPO
7 min GOOOOL DO BRASIL - Ramires parte em arrancada e chuta.
30 min GOOOOOL DO BRASIL - Maicon cruza da direita, a bola encobre Mwarami e Kaká, no meio da área, de peito, desvia para o fundo das redes
41 min GOOOLL DA TANZÂNIA Ouça o gol na rádio Jovem Pan - Cobrança de escanteio, Azziz aparece livre e de cabeça, desconta para a seleção da casa -
47 min GOOOOL DO BRASIL Ouça o gol na rádio Jovem Pan - Daniel Alves cruza para Ramires, o volante entra livre na área e de cabeça marca seu segundo gol na partida, o quinto brasileiro

A Tanzânia fez nos primeiros 30 minutos de jogo aquilo que o Zimbábue não conseguiu durante todo amistoso anterior com a seleção. Juan, Lúcio e Gomes foram de fato “testados” pelo ataque tanzaniano. Sempre pela direita, a Tanzânia apresentava rápido toque de bola, maior entrosamento e chegada à área. No entanto, a equipe local errava na pontaria.

Kaká, Luís Fabiano e Elano foram figuras discretas no primeiro tempo. Robinho chamou a responsabilidade. O atleta do Santos ampliou para a seleção, marcando seu segundo gol no amistoso ao aproveitar cruzamento de Michel Bastos.

O fôlego da Tanzânia se esgotou rapidamente. O time local havia atuado 25 horas antes pelas eliminatórias da Copa Africana de Nações, quando perdeu para Ruanda. Cansado, Erasto, por exemplo, foi substituído aos 35 min da etapa inicial.

Após o intervalo, o domínio da seleção brasileira foi completo. Maicon, Kaká e Luís Fabiano desperdiçaram chances de gols. Já Ramires foi preciso logo na primeira vez que foi acionado. O meio-campista anotou o terceiro gol da seleção em jogada individual, se infiltrando na área.

Ramires, aliás, entrou na vaga de Felipe Melo, mudando o desenho tático da seleção. O time ganhou em velocidade, melhorando na saída de bola com a presença de um jogador de característica ofensiva como volante. Pela esquerda, Gilberto atuou mais à frente, próximo ao ataque.

Como fez ao longo da preparação, Dunga utilizou o lateral Daniel Alves como meia, explorando a velocidade do jogador do Barcelona. A rotação aumentou com a entrada de Nilmar, na vaga de Luís Fabiano.

Com o peito, Kaká aumentou a goleada sobre a Tanzânia. Desgastados, os atleta da Tanzânia já não esboçavam mais contragolpes. Mesmo assim, conseguiram um gol de honra.

Aziz, que havia acabado de entrar, descontou para Tanzânia, aos 41 min do segundo tempo, entrando para história do futebol local. Nos acréscimos, Ramires fez o quinto da seleção brasileira, de cabeça, após cruzamento de Daniel Alves.

Foi o último capítulo da preparação para a grande missão na África do Sul. A seleção estreia na Copa do Mundo no dia 15, às 15h30 (horário de Brasília), contra a Coreia do Norte, em Johanesburgo, pelo Grupo G.

TANZÂNIA 1 X 5 BRASIL

Data: 07/06/2010, segunda-feira
Horário: 12 horas (horário de Brasília)
Local: estádio Nacional, em Dar es Salaam (Tanzânia)
Árbitro: Mohammed Sseggonga (Uganda)
Auxiliares: Desire Gahungu (Burundi) e Felicien Kabanda (Ruanda)
Cartões amarelos: Felipe Melo (BRA), Kelvin (TAN)
Gols: Robinho, aos 10 minutos e aos 33 min do primeiro tempo, Ramires, aos 7 min e aos 47 min do segundo tempo, Kaká, aos 30 minutos, Aziz, aos 41 min do segundo tempo

Tanzânia
Muhawari; Shamdrack (Kanoni), Kelvin, Haroub e Stephano, Abdulhahim (Aziz), Erasto (Bakari), Ngassa (Tegete) e Nizar; Mgosi (Bocco), Kigi (Naftali)
Técnico: Márcio Máximo

Brasil
Gomes; Maicon, Lúcio (Luisão), Juan e Michel Bastos (Gilberto); Gilberto Silva (Josué), Felipe Melo (Ramires), Elano (Daniel Alves) e Kaká; Robinho e Luís Fabiano (Nilmar)
Técnico: Dunga
 

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host