06/06/2010 - 14h07

Oposto do Brasil, Portugal abre treinos para o público e facilita acesso da imprensa

Mauricio Stycer
Em Magaliesburg
  • Observado por multidão, Cristiano Ronaldo corre durante primeiro treinamento de Portugal na África

    Observado por multidão, Cristiano Ronaldo corre durante primeiro treinamento de Portugal na África

Portugal planeja realizar pelo menos mais três treinos abertos para a torcida nesta primeira fase da Copa do Mundo. O primeiro, no campo de uma escola em Mugale City, na região de Magaliesburg, transcorreu em clima de festa, com cerca de 2 mil torcedores cantando, gritando e fazendo barulho com vuvuzelas.

O técnico Dunga, do Brasil, tem feito o possível para impedir o acesso do público aos treinos da seleção. Até o momento, apenas um, por ser uma imposição da Fifa, teve os seus portões abertos na África do Sul.

A festa portuguesa começou na estrada que dá acesso à Bekker High School, fechada pela polícia depois que os 1,6 mil ingressos para o treino já haviam sido distribuídos e uma multidão tentava, ainda assim, chegar ao local. Instalados de forma improvisada, num descampado atrás de um dos gols, os torcedores comemoraram cada momento do treinamento, até mesmo o aquecimento dos jogadores.

O tratamento que a seleção portuguesa dá aos jornalistas também difere do adotado pelo Brasil. Os profissionais da mídia tiveram acesso direto, numa área aberta, a chamada “zona mista”, a três jogadores de Portugal, neste domingo. Esse contato dá mais liberdade de trabalho aos jornalistas do que as entrevistas realizadas em auditório, como tem feito a seleção brasileira.

Nos próximos sets dias, o treinador de Portugal, Carlos Queiroz dará três entrevistas, conforme a programação já divulgada, dia a dia, para a imprensa. Desde o início da preparação da seleção em Curitiba, em 21 de maio, o técnico Dunga concedeu apenas duas entrevistas.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host