04/06/2010 - 10h35

México ganha moral com vitória e viaja sem medo para África

Das agências internacionais
De Johanesburgo (África do Sul)
  • Javier Aguirre comemora a vitória e diz que time está pronto para a Copa do Mundo

    Javier Aguirre comemora a vitória e diz que time está pronto para a Copa do Mundo

Com a moral reforçada e pronto para a batalha, o México segue para a África do Sul embalado pela bela vitória por 2 a 1 sobre a Itália, no último amistoso preparatório disputado ontem, em Bruxelas, na Bélgica. O triunfo também serviu para dirimir as dúvidas que restavam e esquecer as derrotas contra Inglaterra (3 a 1) e Holanda (2 a 1), nos amistosos anteriores.

O México, que abrirá a Copa do Mundo contra os anfitriões no dia 11 de junho, terminou a preparação da melhor maneira possível, com uma vitória sobre um dos principais favoritos ao título no Mundial.

"Agora sim, vamos com tudo", declarou o técnico Javier Aguirre, sem esconder sua satisfação pela vitória sobre os atuais campeões mundiais. "Vamos para a Copa sem medo e sem dúvidas".

Para o treinador, a partida também serviu para acabar com problemas que ainda atormentavam o seu time, como o ânimo e o rendimento do jovem atacante Giovani dos Santos, depois que seu irmão Jonathan foi cortado dos 23 que irão para a África. Giovani jogou bem e deu o passe para Carlos Vela marcar o primeiro gol, numa jogada que remeteu à época que ganharam o Mundial Sub-17, no Peru, em 2005.

Aguirre gostou do resultado, mas fez questão de conter a euforia e lembrou que o jogo nada mais era do que uma partida amistosa. "Ganhamos moral sim, a uma semana da estreia, mas não podemos nos iludir. Temos que manter a humildade diante da vitória, como na derrota. Não podemos esquecer de que se tratava de um jogo de preparação para o que realmente vale. Mas podemos ficar mais tranquilos hoje do que há uma semana", reconheceu o técnico, muito satisfeito com o rendimento de seus comandados.

"Foi uma grande atuação nossa. Encontramos os espaços, tivemos ótima mobilidade e uma excelente recuperação da posse de bola", continuou Aguirre, que também admitiu a existência de alguns problemas a serem corrigidos, principalmente nas jogadas de bola parada.

"Dos seis gols sofridos contra os europeus, quatro foram em jogadas de bola parada. Há motivos para preocupação sim. As melhores jogadas da Itália foram dessa maneira e tem alguma coisa que não estamos fazendo direito", disse o treinador, que também lamentou o baixo aproveitamento das oportunidades surgidas durante o jogo. "Temos que fazer mais gols do que tomar, mas prefiro que a perfeição chegue no Mundial do que nessas partidas", completou o treinador.

Aguirre também confirmou que já tem o seu time titular definido para a estreia. "Não há dúvida nenhuma quanto a isso", afirmou o técnico.
O jogo contra a Itália valeu mais do que um simples amistoso. Foi a primeira vez que os mexicanos venceram a Azurra. Nos dez confrontos anteriores, os italianos venceram seis vezes, com quatro empates.

 

 

 

 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host