03/06/2010 - 16h15

México vence, encerra série invicta da Itália e obtém 1º triunfo sobre rivais

Do UOL Esporte
Em São Paulo

No seu penúltimo amistoso antes de estrear na Copa do Mundo da África do Sul, a seleção da Itália deu adeus a uma série invicta de quase um ano ao ser derrotada pelo México por 2 a 1, nesta quinta-feira, em Bruxelas (Bélgica). Atual campeã mundial, a Azzurra volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta a Suíça, em Genebra.

MÉXICO PASSA PELA ITÁLIA EM AMISTOSO

  • Yves Logghe/AP

    Antes do jogo, delegação italiana fez homenagem às 39 pessoas que morreram no estádio em 1985

  • Eric Lalmand-Virginie Lefour/EFE

    Atacante Carlos Vela comemora depois de marcar o primeiro gol da equipe mexicana sobre a Azzurra

  • Sebastien Pirlet /Reuters

    Alberto Medina chuta cruzado para vencer o goleiro Buffon na vitória do México por 2 a 1 em Bruxelas

O último tropeço da Itália havia sido em 21 de junho de 2009, quando foi superada pelo Brasil por 3 a 0, pela primeira fase da Copa das Confederações – depois venceu quatro jogos e empatou outros quatro entre amistosos e partidas pelas eliminatórias europeias ao Mundial-2010.

Já o México obteve a primeira vitória sobre os europeus em confrontos entre as duas seleções. Antes do duelo em Bruxelas, os italianos já haviam conquistado seis vitórias e quatro empates nos dez jogos.

A partida desta quinta foi disputada no estádio Rey Balduino, que antes era conhecido como Heysel. O amistoso também serviu como homenagem às vítimas da tragédia que aconteceu há 25 anos, quando 39 pessoas morreram e mais de 600 ficaram feridas na arena belga por causa de um tumulto na partida entre Liverpool e Juventus, pela final da Liga dos Campeões da Europa, em 29 de maio de 1985. Antes do apito inicial, a delegação italiana depositou flores no estádio e fizeram um minuto de silêncio.

Sem contar com Mauro Camoranesi, que ainda se recupera de uma lesão no joelho, o treinador Marcello Lippi escalou a Itália com o time que deve ser titular para enfrentar o Paraguai, dia 14, pela primeira rodada da Copa. A vaga no meio-campo na partida desta quinta ficou com Marchisio. Apesar de contar com toda a força ofensiva - Alberto Gilardino, Vicenzo Iaquinta e Antonio Di Natale -, a Azzurra pouco assustou os rivais.

O México, no entanto, foi superior durante todo o primeiro tempo e soube aproveitar as oportunidades criadas para abrir o marcador aos 16 minutos. Em uma jogada individual pela direita, Giovani dos Santos lançou Carlos Vela sozinho na área após um toque por cima da zaga italiana. O atacante mexicano bateu de primeira para superar o goleiro Buffon.

Em vantagem, a equipe dirigida pelo treinador Javier Aguirre manteve a maior posse de bola e teve algumas chances de ampliar em chutes de fora da área. Já Itália só levou perigo em uma falta cobrada por Pirlo, que mandou no meio do gol e facilitou a defesa do goleiro Oscar Pérez

Na etapa final, o México seguiu dominando a partida e teve ótima oportunidade de chegar ao segundo gol aos 7 minutos. Vela foi acionado na esquerda, partiu em velocidade e cruzou rasteiro para Javier Hernandez, que furou ao tentar escorar a bola para as redes quando estava livre de marcação dentro da área.

Mas, aos 38, a equipe asteca chegou ao seu segundo gol. Depois de uma boa assistência de Blanco, Medina aproveitou a falha de marcação da Itália, invadiu a área e bateu forte para marcar. Já no fim, aos 43, a Azzurra descontou. Bochetti, que recém havia entrado em campo no lugar de Cannavaro, desviou e a bola bateu na trave após uma cobrança de escanteio. Na sequência, Bonucci chutou forte para vencer o goleiro Oscar Pérez. A Itália seguiu pressionando nos lances finais, mas não evitou a derrota.

A segunda etapa ainda teve dois lances polêmicos. Os mexicanos reclamaram muito com o juiz belga Johan Verbist ao pedirem um pênalti após entrada de Zambrotta em Vela, mas o árbitro mandou seguir o lance. Minutos depois foi a vez dos italianos chiarem, quando Gilardino chegou a marcar um bonito gol ao encobrir o goleiro adversário. O auxiliar, no entanto, deu posição irregular do atacante.

Para a partida de sábado, contra a Suíça, o treinador Marcello Lippi deve escalar a Itália com vários jogadores reservas. Já o México, que fez 12 amistosos preparativos, só volta a jogar no dia 11, quando encara a África do Sul, em Johanesburgo, pela estreia da Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host