Bruno Freitas/UOL

Estádio, em Harare, passou por reforma e terá segurança especial para o amistoso

01/06/2010 - 21h30

Dunga estreia formação titular da Copa em amistoso com desconhecido Zimbábue

Alexandre Sinato e Bruno Freitas
Em Harare (Zimbábue)

AS DÚVIDAS SOLUCIONADAS DE DUNGA

  • Flávio Florido/UOL

    Michel Bastos é a novidade mais recente da equipe

  • Antonio Scorza/AFP

    Elano, outra dúvida, parece ser a primeira opção

  • REUTERS/Paulo Whitake

    Kaká, por sua vez, foi liberado após lesão na coxa

O Zimbábue terá nesta quarta-feira uma participação decisiva e inesperada na caminhada da seleção para a Copa. Tudo porque pela primeira vez em sua gestão na seleção, o técnico Dunga colocará em campo a equipe titular que pretende usar no Mundial, em formação de 11 jogadores jamais testada nos 53 jogos do treinador no cargo desde 2006.

Com base na numeração oficial divulgada para a Copa na terça-feira e também nos treinos com caráter tático realizados em Johanesburgo, o Brasil de Dunga iniciará a Copa do Mundo com a seguinte formação: Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

Apesar do entrosamento do grupo, acumulado em sequência de partidas nas eliminatórias sul-americanas e Copa das Confederações, a formação titular eleita para o Mundial ainda é inédita. Será um privilégio para os torcedores que estiverem no estádio Nacional de Harare nesta quarta assistirem ao primeiro teste da equipe que deverá estrear na África do Sul no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte.

Deste time, a adição mais recente é Michel Bastos, lateral-esquerdo que participou apenas dos três últimos amistosos, mas que já conseguiu conquistar status de titular. Nestes três jogos, a equipe de Dunga teve pelo menos uma baixa e frustrou a estreia da força máxima da Copa – Juan não atuou nas partidas contra Omã e Inglaterra no fim de 2009 e Luís Fabiano foi desfalque contra a Irlanda em março deste ano.

Tirando o ineditismo da formação titular, outra expectativa na equipe brasileira nesta quarta recai sobre a presença em campo de Kaká, estrela do time, recuperado de problemas musculares e pronto para jogar antes até do que se previa no início da preparação para a Copa.

Para o lado zimbabuano, sem a Copa do Mundo em pauta, o amistoso desta quarta-feira tem caráter político. Há 30 anos no poder e com denúncias de manipulação eleitoral no currículo de vida pública, o presidente Robert Mugabe tentará fazer do evento contra a seleção mais conhecida do planeta uma propaganda positiva de seu governo, externamente e também junto a seu povo.

Para encher os 60 mil lugares do estádio Nacional, o presidente determinou ponto facultativo para o funcionalismo público nesta quarta. Mesmo assim, a expectativa é que os ingressos acabem sobrando, em razão do preço médio da arquibancada, US$ 10, valor elevado para o padrão de vida no Zimbábue, uma das nações mais pobres da África.

Outra previsão de exibição local para quem assistir ao jogo estará no esquema de segurança reforçado. Como no ensaio de padrões militares realizado na terça, centenas de homens fardados estarão espalhados pelo estádio Nacional durante a partida, e outras dezenas farão o trabalho externo.

Do time que desafia os brasileiros, integrantes do pelotão de favoritos na Copa, o atacante Benjani, ex-companheiro de Robinho no Manchester City, é o destaque. De resto, muito mistério para Dunga e o resto da seleção a respeito do número 110 do ranking da Fifa.

“Como é o nome mesmo? Zimbábue, né? Não conheço muito dessa seleção. Não temos muita noção sobre esse adversário, mas mesmo assim temos que respeitar, porque, no futebol atual, o Brasil pode ganhar ou perder de qualquer um”, disse o atacante Robinho na última terça.

ZIMBÁBUE x BRASIL

Data: 02/06/2010, quarta-feira
Horário: 10h30 (horário de Brasília)
Local: estádio Nacional, em Harare (Zimbábue)
Árbitro: Abdul Basit Ebrahim (África do Sul)
Auxiliares: Somi Luyanda e Rezeers Andren (ambos da África do Sul)

Zimbábue
Sibanda; Mapenpa, Markowese, Mwanjali e Djambo; Nengomashe, Ashaley, Quincy e Owidiy; Benjani e Knowleose
Técnico: Norman Mapeza

Brasil
Julio Cesar; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano
Técnico: Dunga
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host