Nesta segunda-feira, Felipe Melo foi o último a ironizar a nova bola: “é que nem patricinha: não gosta de ser chutada”. Antes, no entanto, Luis Fabiano já havia classificado a Jabulani como “sobrenatural”, enquanto o goleiro Julio Cesar, que iniciou toda esta polêmica, havia dito que a bola “parecia aquelas de supermercado”.
Espantada com as críticas públicas ao seu produto e preocupada, obviamente, com o efeito que estas reclamações podem gerar nas vendas da Jabulani, a Adidas se apressou em defender a bola. Por meio de uma nota oficial, a empresa negou ter culpa e repassou a responsabilidade de se adaptar ao produto às seleções nacionais.
“A bola tem sido utilizada por meses. Nós começamos a usá-la em dezembro em uma grande variedade de ligas. Todas as respostas que tivemos têm sido positivas. Além disso, nós a distribuímos a todos os participantes [da Copa do Mundo], para que eles pudessem se acostumar com a bola. Aparentemente, eles não tiraram vantagem disso, já que estamos recebendo essas críticas só agora”, rebateu Thomas van Schaik, porta-voz da Adidas.
As reclamações dos jogadores são de que a bola é muito leve e, em jogos na altitude, local em que acontecerá boa parte das partidas do Mundial, a trajetória da esférica pode ser “traiçoeira”, surpreendendo goleiros, atrapalhando atacantes e dificultando o trabalho de todos em campo.
Mesmo sem declarações públicas a respeito, os ataques a Jabulani também expõem a disputa nos bastidores envolvendo as principais empresas esportivas do mundo. Luis Fabiano, Felipe Melo e Julio Cesar, por exemplo, não são patrocinados pela Adidas e, segundo a lógica do mercado, dificilmente iriam elogiar um produto fabricado por uma rival dos seus parceiros.
Por outro lado, a Adidas deve contar nos próximos dias com um “contra-ataque” em defesa da bola da Copa do Mundo. Jogadores como Kaká, Villa e Messi, patrocinados individualmente pela Adidas e destaques de Brasil, Espanha e Argentina, respectivamente, devem dar depoimentos públicos favoráveis ou, no mínimo, não comprometer ainda mais a já abalada reputação da Jabulani.
Jogos, resultados, preparação das equipes e muito mais.
Fique por dentro das notícias mais importantes do dia direto da África do Sul
Você receberá em média 30 mensagens por mês, sendo uma por dia.
Para Assinar
Envie uma mensagem com o texto VW para 30131.
Para Cancelar
Envie uma mensagem com o texto SAIR para 30131.
Importante: Todo o processo de assinatura e o recebimento de mensagens será gratuito