28/05/2010 - 18h30

FHC diz que Copa não afeta eleições e vê Dunga como bom ministro

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Vampeta dá cambalhota na frente de FHC no Palácio do Planalto após o penta em 2002: ex-presidente não se lembrou direito do episódio. Quando ele deu a cambalhota ele tinha perdido, quero que deem cambalhota ganhando, disse.

    Vampeta dá cambalhota na frente de FHC no Palácio do Planalto após o penta em 2002: ex-presidente não se lembrou direito do episódio. "Quando ele deu a cambalhota ele tinha perdido, quero que deem cambalhota ganhando", disse.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estava no poder quando o Brasil foi pentacampeão em 2002, mas nem por isso elegeu seu candidato naquele ano. Por isso, em 2010, ele não acredita que o resultado da Copa do Mundo pode influenciar as eleições.

“Acho difícil, porque as pessoas separam muito bem o que é futebol e o que é eleição. O ânimo do Brasil pode até melhorar. Mas até a eleição passa muito tempo”, declarou FHC em entrevista ao jornalista Milton Neves, da Rádio Bandeirantes, no avião a caminho da África do Sul.

“Sou corintiano, embora nem todos achem que seja verdade, mas não entendo muito. Mas tenho visto os esforços do Dunga, as discussões quanto ao time que ele selecionou. Não sou como a Dilma [Roussef, candidata à presidência pelo PT], que parece que também não entende, mas opinou”, alfinetou.

FHC não quis opinar sobre futebol, mas nem por isso deixou de elogiar o técnico da seleção: “Pelé foi um bom ministro, trabalhou comigo por quatro anos. O Dunga tem um sentido de autoridade, solidariedade, motiva as pessoas, acho que podia ser um bom ministro sim. Mas o melhor que ele pode fazer não é ser ministro, e sim continuar sendo o que ele é”.

Vinculado ao PSDB, partido do candidato José Serra, FHC disse estar indo para a África do Sul a convite de Nelson Mandela. Eles fazem parte de um grupo chamado “The Elders” (Os Anciãos), que busca resolver conflitos ao redor do mundo. Desta vez, a pauta da reunião será a situação da África.

“É uma viagem a trabalho. Se puder, vou tentar ver algum treino. Não sei se vai dar para assistir a alguma coisa, deve ser tudo discreto, secreto”, divagou o ex-presidente, que deverá ficar até segunda-feira na África do Sul.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host