16/05/2010 - 07h00

Gravações podem manchar candidatura inglesa à sede da Copa-18

Das agências internacionais
Em Londres (ING)*
  • Beckham foi usado como garoto-propaganda da candidatura da Inglaterra para sediar Copa-18

    Beckham foi usado como garoto-propaganda da candidatura da Inglaterra para sediar Copa-18

O tabloide inglês The Mail divulgou trechos de gravações de David Triesman, presidente da Federação Inglesa de Futebol (FA, na sigla original), que podem colocar em risco a candidatura inglesa à sede da Copa de 2018. Segundo o jornal, o dirigente teria acusado a Espanha de tentar comprar árbitros do Mundial da África do Sul. Diante do escândalo, ele apresentou neste domingo a renúncia à presidência do comitê de candidatura da Inglaterra.

A responsável pelas gravações seria a funcionária pública Melissa Jacobs, que teria tido um caso com Triesman na época em que ele foi ministro do governo britânico. Na conversa informal, o dirigente teria exposto uma série de opiniões pessoais, que envolvem até a destituição de John Terry do posto de capitão da seleção.

A acusação mais séria, no entanto, envolve a cartolagem espanhola, que também quer receber a Copa de 2018. Triesman entende que o projeto britânico teria boa aceitação entre representantes africanos e asiáticos no Conselho da Fifa, que decidirá a sede. A Espanha, no entanto, seria mais bem vista pelos latino-americanos.

Diante desse panorama, segundo Triesman, os espanhois abririam mão de sua candidatura em favor dos russos, que também estão no pleito. Os políticos do Leste Europeu, no entanto, teriam de ajudar os ibéricos na compra de juízes que estarão na Copa do Mundo de 2010.

A trama complexa não parte de nada concreto, e pode ser uma mancha na candidatura inglesa, que sempre se declarou ética na disputa. Por isso, a FA tentou vetar a divulgação do conteúdo da gravação na Justiça, sem sucesso. O jornal The Mail publicou a maior parte das conversas, que envolvem até o escândalo sexual de John Terry.

Em fevereiro, o zagueiro do Chelsea perdeu a braçadeira de capitão da seleção inglesa quando seu suposto caso com Vanessa Perroncel, ex-mulher do lateral Wayne Bridge, veio a público. Triesman teria dito que Terry nunca admitiu um erro, até mesmo na conversa que teve com Capello, e que isso se devia aos conselhos de seus amigos e familiares.

*Atualizada às 8h26

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host