10/05/2010 - 16h49

Capello lança banco de dados de jogadores na véspera da convocação inglesa

Das agências internacionais
Em Londres (ING)

O italiano Fabio Capello lançou, nesta segunda-feira, um banco de dados de jogadores de todo o mundo, que servirá de base para um game virtual. O levantamento vem sendo feito há dois anos, está sendo chamado de "Capello Index" e deve ajudar o técnico da seleção inglesa, que divulga a lista de 30 nomes que farão a preparação para a Copa na próxima terça.

“Eu usei a minha experiência como técnico de clubes e seleções para definir quais atributos e qualidades são necessários para que um jogador seja importante para uma equipe”, disse Capello. O banco de dados será utilizado no Capello XI, espécie de jogo em que os internautas poderão brincar com informações reais.

O primeiro campeonato coberto pelo sistema será a Copa do Mundo, e depois outros cinco países europeus entrarão no levantamento contínuo. Os detalhes da plataforma, porém, ainda não foram divulgados pelo treinador. Na véspera do anúncio do elenco inglês para a competição na África do Sul, o evento foi dominado pelas dúvidas do técnico italiano, que sofre com lesões para montar seu time.

“Para mim a Copa começa amanhã [terça], quando os jogadores vão saber se irão para a Áustria [onde a Inglaterra vai se preparar]. Nós temos problemas, mas eu ainda tenho 24 horas para decidir e quero ter certeza sobre as condições dos atletas”, disse Capello.

O meio-campista Barry e o atacante Rooney são as grandes dúvidas do italiano. O primeiro vem sendo titular da Inglaterra no concorrido setor, mas está com um tornozelo torcido e deve ficar fora dos gramados nas próximas três semanas, perdendo parte da preparação da sua seleção para a Copa.

Já Rooney, grande estrela da Inglaterra, ainda sofre com o tornozelo, que está machucado desde a primeira partida das quartas de final da Liga dos Campeões, contra o Bayern de Munique. Capello, no entanto, está satisfeito com a resposta dos médicos do Manchester United e considera o seu caso menos grave.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host