Sergio Moraes/Reuters

Júlio Baptista saiu em defesa dos mal compreendidos "homens de aço" da seleção

06/05/2010 - 07h01

Julio Baptista diz que jogadores fortes ainda são mal compreendidos no Brasil

Vinícius Mesquita
Em Roma (Itália)

Quem você prefere no ataque do seu time? Um jogador que tenha 1,70 metro de altura e seja levinho ou o grandalhão com mais de 1,80 metro e dono de uma formação muscular digna de um fisioculturista? A primeira opção parece mais sedutora e pertinente ao futebol brasileiro. Mas há quem diga que a segunda alternativa é mal compreendida. Julio Baptista, o vigoroso meia-ofensivo do Roma, saiu em defesa dos “homens de aço” ao comentar que os brasileiros ainda associam de maneira confusa a relação entre habilidade e força física.

“Acho que o torcedor ainda não compreendeu que um jogador forte fisicamente pode também ser habilidoso”, diz Julio. “Eu sei que sou forte e isso define muito a minha imagem. Mas também sei que evolui muito tecnicamente desde os tempos de São Paulo até os dias de hoje. Tem jogador que para no tempo, não se esforça para melhorar. Eu não. Eu não parei.”

Julio Baptista tem 1,85 metro e pesa 82 quilos. Entre os principais jogadores cotados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, o ponta-de-lança do Roma é um dos mais “esculturais”.

'PESOS PENA' X 'HOMENS DE AÇO' DO BRASIL

Nilmar Robinho Neymar   Grafite Julio Baptista Adriano
 
1,79 m 1,72 m 1,73 m Altura 1,89 m 1,85 m 1,89 m
64 kg 69 kg 60 kg Peso 88 kg 82 kg 101 kg

“Sou preocupado com a minha condição física”, diz Júlio. “Todos os dias, antes dos treinos em campo, eu faço exercícios na academia. Cuido do meu corpo, faço abdominais. Mas isso não quer dizer que eu não esteja preocupado com minha condição técnica.”

Robinho, por exemplo, tem 1,72 metro e hoje pesa 69 quilos. Neymar, do Santos, revelação do futebol brasileiro, faz trabalho exaustivo para ganhar massa muscular, mas, por enquanto, não sustenta mais de 60 quilos em seu corpo franzino de 1,73 metro. Nilmar, outro importante jogador a figurar nas últimas convocações de Dunga, tem apenas 64 quilos em 1,79 metro de altura.

No grupo de Julio Baptista está o atacante Grafite, do Wolfsburg, da Alemanha. O corpulento atleta de 1,89 metro e 88 quilos participou do último amistoso da seleção brasileira, contra a Irlanda, em março, e tem chances de ir à África do Sul. Um dos seus principais concorrentes por uma vaga na Copa, o atacante Adriano, do Flamengo, também tem 1,89 metro, mas, por ser pouco dedicado aos exercícios físicos, frequentemente ultrapassa a marca dos 100 quilos.

“Aprendi aqui na Europa que o futebol moderno pede para que você seja um jogador completo. É importante conciliar força física à habilidade e técnica. Hoje, sinto que posso atuar em várias posições porque nunca me descuidei, tanto da minha condição física como da minha condição técnica”, diz Julio.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host