30/04/2010 - 07h00

Blog sobre figurinhas reúne melhores mullets das Copas, erros e raridades dos álbuns

Marcos Jorge
Em São Paulo

Muito antes do álbum da Copa se tornar um sucesso com pacotinhos esgotados nas bancas de todo o país, dois estudantes já se debruçavam sobre suas coleções angariando material para criar um blog dedicado exclusivamente aos cromos de Mundiais de futebol. O resultado deste trabalho é uma compilação de figurinhas raras, equívocos da editora Panini, tipos excêntricos e uma seleção dos mullets mais notórios já retratados em figuras autocolantes.

BLOG TRAZ PÉROLAS DO ÁLBUNS DA COPA

  • Dois estudantes são os autores do blog que já reuniu mullets que ganharam fama em Mundiais...

  • ...além de uniformes um tanto espalhafatosos que vestiram diversas seleções nas Copas dos anos 90

Em pouco menos de quatro meses de existência, Felipe Noronha e Danilo Pilan viram o sucesso do blog Copa do Mundo em 3x4 crescer junto com a popularidade do álbum. O conteúdo do blog, contudo, é menos sisudo que o livro ilustrado da editora Panini. Uma seleção dos melhores mullets em Copas do Mundo, uniformes que mais parecem abadas do carnaval baiano e uma relação dos melhores penteados japoneses na Copa de 98 são provas de que álbuns de figurinhas podem oferecem informações mais divertidas que peso, altura e datas de nascimento dos jogadores.

A idéia de criar um conteúdo diferente para o período do Mundial surgiu no fim de 2009 e no dia 1 de fevereiro foi publicado o primeiro post. O blog recebe uma média de 2 mil acessos diários. “Não esperávamos retorno algum. Em nossas conversas sonhávamos com coisa de 500 acessos... Quando vimos que passávamos disso apenas no período da manhã, isso nos surpreendeu muito”, confessa Felipe Noronha, estudante do segundo ano de jornalismo da Universidade Metodista. No momento, o blog totaliza 50 mil acessos desde fevereiro.

O trabalho da pesquisa se baseia basicamente na observação dos quatro álbuns que Felipe Noronha coleciona desde o Mundial de 1998 e em pesquisas realizadas na internet. Na web, a dupla conseguiu fazer um levantamento dos álbuns completos desde a Copa de 1974, quando nenhum dos dois estudantes era sequer nascido.

As pesquisas renderam alguns achados que vão além de particularidades bem-humoradas e penteados excêntricos. Alguns achados são dignos de verdadeiros especialistas em imagens autocolantes. A foto do time brasileiro no álbum do Mundial de 2002, por exemplo, não retratava exatamente a inesquecível “família Scolari”, mas sim um período menos nobre da seleção: o grupo comandado por Vanderlei Luxemburgo, em 2000. O blog também revela cinco figurinhas “misteriosas” da seleção brasileira do álbum de 2002 (Zé Roberto, Mauro Silva, Dida, Antonio Carlos e Vampeta), que foram disponibilizadas apenas na edição européia da publicação e são encontradas à venda em sites de leilões.

O planejamento do blog estabelecido pelos autores prevê ainda outros conteúdos que deverão ser publicados a medida que o clima da Copa do Mundo for esquentando. Jogadores “convocados” pela editora Panini e que não irão ao Mundial, como o inglês David Beckham, certamente serão assunto para um post, assim como um acompanhamento jogo a jogo baseado no livro ilustrado.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host