15/04/2010 - 07h27

Andrés Sanchez será chefe na delegação do Brasil na África do Sul, diz jornal

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Presidente do Corinthians, Andres Sanchez, será o<br> chefe da delegação brasileira na África do Sul

    Presidente do Corinthians, Andres Sanchez, será o
    chefe da delegação brasileira na África do Sul

Se nem Ronaldo nem Roberto Carlos forem convocados por Dunga para a Copa do Mundo deste ano, o Corinthians deve ter pelo menos um representante na África do Sul, mas não será dentro de campo. Isso porque o jornal O Estado de S. Paulo desta quinta-feira noticiou que o presidente corintiano Andrés Sanchez será o chefe da delegação brasileira na competição.

Com essa escolha, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) quebra sua seqüência das duas últimas Copas, quando optou por presidentes de federações estaduais para chefiar suas delegações. Em 2002, Weber Magalhães, do Distrito Federal, esteve à frente no título no Japão e na Coreia do Sul. Já na Alemanha, em 2006, Marco Polo del Nero, da Federação Paulista, ficou na função.

Com o cargo de chefe de delegação, Andrés Sanchez não terá qualquer tipo de comando sobre a comissão técnica ou no que tange o time. Ele será um embaixador da seleção brasileira em reuniões e eventos oficiais da Fifa e do Comitê Organizador.

A escolha do presidente do Corinthians mostra força política do clube dentro da CBF no momento. Nesta semana, o mandatário do clube do Parque São Jorge já havia sido candidato a vice-presidente de Kléber Leite na chapa que era apoiada pela CBF na eleição do Clubes dos 13, que acabou sendo vencida por Fábio Koff.

Apesar de ser uma função basicamente política, o cargo de chefe de delegação ficou famoso no Brasil principalmente após a presença proeminente de Paulo Machado de Carvalho nos mundiais de 1958 e 1962, quando ele ganhou o apelido de ‘Marechal da Vitória’ depois das duas primeiras conquistas do país em Copa.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host