25/03/2010 - 09h31

Exército sul-africano vê preocupação exagerada com segurança na Copa

Das agências internacionais
Em Johanesburgo (África do Sul)
  • Policiais terão apoio do Exército para garantir segurança na Copa

    Policiais terão apoio do Exército para garantir segurança na Copa

O exército da África do Sul insistiu nesta quinta-feira que a preocupação com a segurança durante a Copa do Mundo no país tem sido exagerada, e tratou de descartar qualquer ameaça séria neste sentido durante a competição.

“Este não é o Mundial da segurança, é o Mundial da diversão”, declarou o chefe do exército sul-africano, Solly Shoke, em um comunicado divulgado pelo governo do país tentando mudar o foco da expectativa a pouco mais de dois meses do início da primeira copa em território da África.

O militar destacou que os torcedores que irão à África do Sul terão apenas a intenção de aproveitar o momento. “Deve-se permitir que as pessoas venham para cá e desfrutem o futebol. Não vemos a existência de nenhuma ameaça”, completou Shoke.

Segundo ele, o exército estará em estado de alerta para ajudar a polícia quando for necessário, e aumentará o número de efetivos nas fronteiras do país já a partir do próximo mês, a fim de começar a controlar o acesso de visitantes.

A principal preocupação do exército no patrulhamento da fronteira é impedir a ação de traficantes, para tentar minimizar o já esperado aumento de comércio ilegal de drogas durante a Copa do Mundo. Os oficiais receberam treinamento oficial na área de narcóticos para combater a entrada de entorpecentes no país.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host