25/03/2010 - 07h00

Pesquisa da Fifa vê sul-africanos e Brasil líderes em interesse por futebol

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Gosto pelo futebol na A. do Sul cresceu com Copa

    Gosto pelo futebol na A. do Sul cresceu com Copa

A Fifa divulgou uma pesquisa mundial sobre o impacto do futebol em seu site oficial, e apontou África do Sul e Brasil como líderes globais em interesse pela modalidade. A aferição apontou o país-sede do Mundial como primeiro colocado no quesito, enquanto os brasileiros são os que mais gostam da Copa.

Ao ouvir mais de 15 mil pessoas de pelo menos 15 países, a Fifa descobriu que 78% da população sul-africana está “interessada” ou “muito interessada” em futebol. O Brasil divide o segundo posto no item com a Coreia do Sul, ambos com 64%.

Os brasileiros, porém, passam à frente quando se trata da avaliação sobre a Copa do Mundo. Segundo a Sport+Markt, parceira da Fifa no ramo de pesquisas, 77% do país está interessado no evento, contra 74% de África do Sul e Argentina, que dividem a vice-liderança.

Os dados compõem uma extensa avaliação divulgada pela entidade, que está interessada em avaliar o alcance do futebol fora dos gramados. No estudo, a Fifa ainda sinaliza que continua interessada no mercado norte-americano, que não foi conquistado pela modalidade.

No pacote de análises divulgado pela entidade, o gosto dos Estados Unidos pelo futebol é, literalmente, um capítulo à parte. Uma pesquisa online, feita com 500 cidadãos representativos cuja idade varia entre 16 e 55 anos, mostra que apenas 28% das pessoas gosta de assistir futebol na televisão.

Mesmo assim, o dado foi considerado uma vitória pela Fifa, já que na primeira avaliação do tipo, em 2008, somente 15% dos entrevistados responderam sim à questão. Os norte-americanos ainda são o país com menor índice de interesse (apenas 22%) pela modalidade entre os 15 avaliados pela entidade, atrás de países como China, Índia e Japão.
 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host