23/03/2010 - 16h33

Taxistas protestam contra transporte público na África do Sul; motoristas são feridos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Quatro motoristas de ônibus da Cidade do Cabo ficaram feridos e um condutor de Johanesburgo foi baleado e internado em estado grave na última terça-feira, durante protestos de taxistas contra a criação de sistemas de corredores de ônibus em ambas as cidades, a serem inaugurados para a Copa do Mundo 2010.

Os protestos dos taxistas fazem coro aos de perueiros que, semana passada, em Soweto (Johanesburgo), fizeram barricadas pelo mesmo motivo.

Ambas as classes de motoristas temem perder seus empregos com a criação do primeiro sistema de linhas de ônibus integrado da África do Sul, algo que nunca foi feito no país. Durante o regime de apartheid o governo queria dificultar o acesso da população negra ao centro das cidades e por isso, não oferecia transporte público.

Os corredores de ônibus expressos vão operar onde os taxistas, hoje, têm quase o monopólio do transporte, sendo apoiados pelos perueiros. “Nem o BRT [sistema de Johanesburgo] nem o IRT [Cidade do Cabo] serão instaurados enquanto estivermos vivos. Se eles começarem a funcionar, será nossa morte”, disse Mandla Mata, um dos dirigentes da categoria na Cidade do Cabo.

Durante a Copa do Mundo, a previsão é de que já estejam inaugurados cerca de 40 km de linhas em Johanesburgo, com a expectativa de conclusão da totalidade do sistema de 330 km no ano de 2013.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host