10/03/2010 - 14h57

Hiddink acerta contrato para comandar a Costa do Marfim, diz TV

Das agências internacionais
Em Amsterdã (Holanda)
  • Ex-chefe da estrela Drogba no Chelsea, Hiddink comanda a Rússia em amistoso contra a Hungria

    Ex-chefe da estrela Drogba no Chelsea, Hiddink comanda a Rússia em amistoso contra a Hungria

Assim como noticiou há mais de uma semana um jornal holandês, o treinador Guus Hiddink deve mesmo comandar a seleção da Costa do Marfim na Copa do Mundo da África do Sul. Segundo o canal de televisão NOS, também da Holanda, o técnico acertou nesta quarta-feira o seu contrato com o rival do Brasil no Mundial.

A emissora NOS informou que o comandante holandês fechou um acordo com a Federação da Costa do Marfim por apenas dois meses. O vínculo com os africanos começa no dia 15 de maio e vai até 15 de julho, quatro dias após a final da Copa do Mundo de 2010.

Depois disso, Hiddink vai dirigir a seleção da Turquia – ele já tem contrato com os turcos por dois anos, mas pode assumir outra equipe durante o torneio da Fifa.

Ainda de acordo com a NOS, Hiddink deve primeiro confirmar o rompimento do seu contrato com a Rússia antes de assumir a Costa do Marfim. O seu compromisso com os europeus se encerra em junho, mas a relação entre as duas partes ficou estremecida após os russos não conseguirem a classificação para a próxima Copa.

Caso seja confirmado no comando da Costa do Marfim, Hiddink irá para sua quarta Copa do Mundo. Ele treinou a Holanda em 1998, a Coreia do Sul em 2002 e a Austrália em 2006.

Em Mundiais, ele já enfrentou o Brasil em duas ocasiões. Na primeira, foi eliminado nas semifinais na Copa da França-1998 após derrota nas cobranças de pênaltis. Já na Copa passada, na Alemanha, ele viu os australianos serem derrotados pelos brasileiros por 2 a 0, com gols de Adriano e Fred, ainda na primeira fase.

A Costa do Marfim está sem técnico desde a demissão do bósnio Vahid Halilhodzic, que aconteceu no fim de fevereiro. Na derrota para a Coreia do Sul por 2 a 0, em amistoso realizado em Londres, a equipe foi dirigida por um treinador interino. Os nomes do francês Philippe Troussier e do sueco Sven-Goran Eriksson também foram cogitados para assumir a seleção africana.

No grupo G da Copa do Mundo da África do Sul, ao lado de Brasil, Portugal e Coreia do Norte, a Costa do Marfim faz a sua estreia no dia 15 de junho, diante dos portugueses, em Port Elizabeth. O duelo com o time de Dunga ocorre cinco dias depois, em Johanesburgo.

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host