Ronaldo e Ronaldinho, maiores garotos-propaganda da parceria entre a Nike e a seleção brasileira
A imagem de Ronaldo e de Ronaldinho Gaúcho, no apogeu técnico de suas carreiras, pavimentou a recente incursão da Nike no futebol internacional, através da parceria com a seleção brasileira e com seus astros. Agora, mesmo sem a presença dos populares R’s na equipe nacional, a gigante empresa de materiais esportivos dos EUA diz acreditar que a relação entre as duas marcas se sustente sem perder o ritmo nem espaço.
Por mais de uma década, a empresa teve as duas estrelas brasileiras como protagonistas de importantes campanhas publicitárias ao redor do mundo, em ações ligadas à seleção ou não. O bate-bola de Ronaldo e companhia no aeroporto e o viral de Ronaldinho acertando o travessão sem parar estão entre os exemplos mais célebres.
Hoje, a seleção caminha para a Copa sem nomes com o mesmo alcance internacional de popularidade. O mais conhecido dos brasileiros do time atual é Kaká, que é ligado à Adidas, concorrente direta da Nike.
A milionária batalha pelo topo do mercado internacional de vendas de materiais esportivos no futebol vive momento de novidades às vésperas da Copa, o instante mais nobre e esperado pelo setor. Em um evento nesta semana em Londres, a norte-americana Nike anunciou diante da imprensa mundial a conquista da inédita liderança global, desbancando a rival Adidas. Na última quarta-feira, a empresa abriu as apresentações escalando toda a auto-estima singular do português Cristiano Ronaldo para pontuar o feito.
Mesmo diante deste novo cenário, a parceira da seleção acredita que a relação com o futebol brasileiro para os olhos do mundo se mantenha da mesma forma, graças ao que foi plantado desde o início do acordo, nos meses após a Copa de 1994.
"Esses são jogadores únicos. O que o Ronaldo fez foi incrível. O que o Ronaldinho fez foi incrível. Mas acreditamos que vamos colher os frutos de uma longa parceira, dessa conexão de mais de dez anos", disse Trevor Edwards, vice-presidente de marcas globais da Nike, em entrevista ao UOL Esporte em um seminário nesta semana em Londres.
"Essa não é uma parceria sobre jogadores. O que nós sempre investimos foi no estilo único do futebol brasileiro", emendou o executivo norte-americano.
Segundo Edwards, o foco da empresa em campanhas internacionais com a imagem da seleção brasileira seguirá sendo o estilo. Nesta quinta, a marca apresentará em Londres a nova camisa 1 do Brasil, em modelo desenvolvido para a Copa.
Mesmo assim, o executivo admite que espera pela afirmação de novos candidatos a ídolos mundiais e que torce pela aparição de novidades individuais, dentre o rol de atletas Nike no Brasil.
"O Robinho também pode fazer coisas incríveis, como os que vieram antes dele. Mas coisas diferentes, únicas. E também sempre estamos abertos para surpresas. O futebol brasileiro costuma apresentar elas", afirmou o alto executivo, que revelou compartilhar a animação em torno do nome de Neymar, jogador que já trabalha para a marca norte-americana.
*O jornalista viajou a Londres a convite da Nike
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