03/02/2010 - 19h49

Em recuperação, Cabañas já consegue comer e sentar em poltrona

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Torcedor assina pôster com foto de Cabañas do lado externo do estádio Azteca, no México

    Torcedor assina pôster com foto de Cabañas do lado externo do estádio Azteca, no México

O paraguaio Salvador Cabañas segue sua impressionante recuperação após levar um tiro na cabeça pouco mais de uma semana atrás. Depois de voltar a falar e expressar sua vontade de disputar a Copa do Mundo da África do Sul, o jogador já consegue comer e sentar em uma poltrona.

Mas, apesar dos visíveis sinais de recuperação, os médicos disseram nesta quarta-feira que o jogador ainda estava em estado crítico e que ainda há sangue na área do cérebro que precisa ser drenada.

"Tudo está indo bem," disse o Dr. Ernesto Martinez, que fez parte da equipe cirúrgica que decidiu não remover a bala do crânio do atleta por considerar um processo muito arriscado. "Temos de protegê-lo, mas ele fala e obedece o que dizem a ele sem nenhum problema."

Segundo Martinez, a bala permanecerá no mesmo local como “um pequeno pedaço de metal” que não será prejudicial. O médico disse que muitas pessoas vivem uma vida normal com placas de metal implantadas ou parafusos.

"A bala não vai ser retirada", disse. "Nós poderíamos provocar mais danos se tentássemos removê-la. Mas onde está localizada não faz dano nenhum. A bala não tem que sair, nem mesmo por razões jurídicas ou nada”, afirmou.

Cabañas, de 29 anos, jogador do popular clube América, foi baleado em 25 de janeiro supostamente numa briga em um bar da Cidade do México, que ainda não foi esclarecida pelas autoridades, tampouco teve os suspeitos presos.

Desde então, o paraguaio se recupera no hospital, mas segue correndo risco de morte. Já em melhor estado de saúde, Cabañas expressou seu desejo de disputar a Copa 2010 pelo Paraguai. Na terça-feira, ele recebeu a visita de médicos legistas, mas não conseguiu se lembrar de nenhum detalhe da agressão.


 

Compartilhe:

    Siga UOL Copa do Mundo

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host